Abertas inscrições para intercâmbio pelo Propicie

17. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Estão abertas até 29 de novembro as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie), voltado a alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação da instituição. Os selecionados terão a oportunidade de realizar atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação em instituições da Alemanha, Argentina, Espanha, Finlândia e Portugal (veja detalhamento abaixo).

Clique aqui para consultar o Edital n° 36/2015/Proppi

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário on-line, por meio do qual também devem ser enviadas cópias digitalizadas dos documentos exigidos: histórico escolar, comprovante de matrícula no segundo semestre de 2015, cópia de documento de identificação oficial (RG, carteira de habilitação ou carteira de trabalho) e termo de concordância (anexo II do edital). No termo de concordância, os candidatos devem selecionar até três projetos disponibilizados pelas instituições parceiras.

No total, o edital disponibiliza seis vagas: três para alunos de cursos técnicos, duas para alunos de graduação e uma para alunos de pós-graduação. Na modalidade intercâmbio nacional técnico, os selecionados receberão auxílio financeiro de 700 euros mensais, no caso de intercâmbio em países europeus, e de R$ 1,5 mil, no caso de intercâmbio realizado na Argentina, ambos por um período de três meses. Já o auxílio deslocamento será de 1 mil euros para os intercambistas que forem selecionados para países europeus e de R$ 1,5 mil para os que forem para a Argentina. Na modalidade intercâmbio internacional graduação e pós-graduação os valores das bolsas-auxílio são os mesmos (700 euros e R$ 1,5 mil, para países europeus e Argentina, respectivamente), pagos por um período de cinco meses. Nessa modalidade não há pagamento de auxílio deslocamento.

Para se candidatar, os candidatos devem cumprir alguns requisitos, como tempo de curso já completado (no mínimo a primeira fase no caso dos técnicos e 50% no caso dos de graduação), não estar pendente com relatórios e prestação de contas de editais anteriores do IFSC e não ter sido contemplado em edições anteriores do Propicie e do Ciência Sem Fronteiras. Consulte a lista completa de requisitos no item VII do edital.

Além disso, os candidatos devem passar também por uma entrevista em inglês, que vai determinar a nota de proficiência nesse idioma e será realizada por uma banca formada por dois professores de inglês do IFSC. A entrevista terá três etapas e duração de até 15 minutos. Para passar por essa etapa, os candidatos devem tirar no mínimo nota 5. Candidatos de câmpus distantes da Grande Florianópolis poderão fazer a entrevista por meio de videoconferência.

A análise e o julgamento das inscrições ficará a cargo de um comitê gestor composto por representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) do IFSC. A classificação dos candidatos será definida pela pontuação obtida conforme os critérios estabelecidos no edital, que levam em conta a nota de mérito acadêmico (peso de 60%), a nota de percentual de conclusão de curso (peso de 10%) e a nota de proficiência em inglês (peso de 30%). Para consultar todas as normas do processo de seleção, consulte o texto completo do edital.

Saiba mais – Chamada 2015: Propicie 9

Inscrições on-line: até as 23h59 do dia 29 de novembro de 2015
Análise das inscrições: 30 de novembro de 2015
Entrevista em inglês com os candidatos: 1 e 2 de dezembro de 2015