Câmpus Caçador recebe a comunidade na Semana do Empreendedorismo
17. novembro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, Eventos, MatériasNo segundo dia da II Semana do Empreendedorismo e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Caçador, alunos do Ensino Médio da rede estadual, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participaram das atividades promovidas pelo Câmpus Caçador do IFSC.
Eles puderam acompanhar a explicação dos alunos do câmpus sobre projetos de pesquisa realizados pela instituição. Depois, foram encaminhados para oficinas que estavam sendo ofertadas nas salas de aula. Entra elas, uma da professora Rafaela Ventz, do SESC, intitulada “Sons do Coletivo”, que promove o trabalho em equipe através de dinâmicas musicais.
“Foi bem interessante. Primeiro a professora explicou um pouco sobre o ritmo e depois tivemos que tocar uma música onde cada um ficou com uma parte para tocar na hora certa. Foi bom para exemplificar um bom trabalho em grupo. Na escola não temos esse tipo de dinâmica, geralmente os trabalhos em grupo reúnem poucas pessoas e aqui provou-se que é possível uma atividade com muitas pessoas”, comenta Lucas de Oliveira, aluno do 2º ano do Ensino Médio. A atividade ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro.
“Desmistificando a pesquisa virtual” foi outra oficina ofertada no evento e que contou com a participação dos estudantes da rede pública estadual, além de servidores do câmpus e demais interessados da comunidade. A professora Maria Nasaré Oliveira, do Senac, mostrou dicas e ferramentas para facilitar a busca por termos e documentos da internet, refinando a pesquisa e reduzindo os resultados àqueles que mais interessam ao usuário. Além disso, mostrou outras utilidades do Google, além da busca por conteúdo on-line.
“O Google também pode ser usado como ferramenta para calcular. Com o comando certo, é possível obter porcentagens, raízes, conversões de medidas, enfim, situações que podem facilitar o trabalho do dia a dia”, completa.
Outra atividade acompanhada na manhã de quarta-feira (11) pelos estudantes foi a oficina “Como escolher?” sobre orientação profissional, ministrada pela psicóloga do câmpus, Andressa Fontoura Maria. “O intuito é promover o autoconhecimento visando um projeto de futuro e qual o papel da educação nesse processo em busca do sucesso. Com isso, as pessoas podem fazer uma escolha mais segura da carreira que desejam seguir”, explica.
Para o aluno Marcos Henrique Pereira, do 2º ano, a atividade serviu para dirimir algumas questões que o deixavam apreensivo quanto ao futuro. “Vi que as dúvidas são obstáculos e a oficina ensinou que elas atrapalham realmente nossas escolhas. Quanto mais nos informamos sobre a carreira, menores são as dúvidas. A palestrante também falou para seguirmos aquilo que gostamos e não ficarmos presos ao status que a profissão tem. Quanto mais nos qualificamos numa área, maior será o sucesso, independente da carreira”, disse Marcos.
No período da tarde, foi a vez dos alunos do Senac acompanharem as atividades. Além daqueles ofertadas também no período matutino, eles puderam aproveitar para saber um pouco mais sobre “Redes Sociais: usando a internet a favor do seu negócio”, oficina ofertada pelo jornalista e coordenador de Relações Externas do Câmpus Lages, Rafael Xavier dos Passos. “O objetivo é fornecer algumas dicas de como se comportar nas redes sociais para criar uma imagem positiva da empresa para os clientes – e aqueles em potencial – sobre ela. São mais formas de não deixar que o seu perfil na rede jogue contra você”, comenta.
Outra atividade da tarde foi a oficina “Sistemas de Informação Gerenciais”, ministrada pelo aluno do curso técnico em Recursos Humanos do Câmpus Caçador Loreno de Lara. O palestrante apresentou dois sistemas (softwares) que as empresas usam para o gerenciamento de informações, como RH, controle de estoque, departamento financeiro e etc que são o SIG e ERP. Apresentou quais empresas instalam esses programas e quais módulos são necessários, dependendo do tamanho e da modalidade da empresa. “Demora pelo menos uns dois anos para ser implementado totalmente, pois primeiro deve-se adequar os processos existentes na empresa para o sistema escolhido”, completa Loreno. Também participaram dessa atividade os servidores do câmpus.
Noite cultural e mais oficinas
Abrindo a noite do segundo dia da Semana do Empreendedorismo, o câmpus recebeu a apresentação do grupo local de dança gaúcha de salão Amigos da Tradição, que está junto há 10 anos e é composto por Fabrício e Jéssica Frigotto, Fabiana Zeni e Adelar Zanatta. Eles apresentaram ao público três ritmos: vaneira, xote e rancheira.
Após a apresentação do grupo de dança, os alunos seguiram para as oficinas, que foram ministradas pelos professores do IFSC e pelos parceiros externos. “As oficinas foram muito proveitosas e contribuíram na formação. Gostei muito de participar”, afirmou o aluno Euclides Hauffe de Lima, do curso de Química Intensivo para Enem e Vestibular.
Ultimo dia de evento
O último dia do evento contou com a realização de oficinas na parte da manhã e da tarde. Nesses dois períodos o IFSC recebeu alunos da rede municipal e estadual de ensino. A tarde, os alunos da Escola de Educação Básica Irmão Leo fizeram uma apresentação do grupo de dança. Eles apresentaram quatro coreografias: dança do ventre, dance e country, empolgando o público.
A noite iniciou com a apresentação cultural de dois grupos locais: o grupo de dança gaúcha Raízes, de Rio das Antas, que apresentou quatro ritmos ao público: xote, milonga, bugio e chamamé. Em seguida, foi a vez da apresentação do grupo de viola caipira Raízes do Contestado, com uma apresentação de músicas raiz. A palestra “Automação Flexível: Robótica e aplicações industriais”, com José Retorta Garcia, fechou o evento.
“Este tipo de evento é fundamental na formação de nossos alunos. Os valores empreendedores, somados ao incentivo da disseminação do conhecimento técnico-científico promovem o desenvolvimento de profissionais diferenciados para enfrentar o mundo do trabalho. Também é importante destacar a atuação de nossos parceiros nas atividades da semana, que promoveram um ambiente sinérgico ao longo de todo o evento. É através da soma de esforços que conseguiremos ofertar o melhor para a população de Caçador e região”, destacou o diretor-geral do câmpus, professor Eduardo Nascimento Pires.