Aula demonstrativa encerra curso de auxiliar de padeiro

24. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

demonstração curso panificaçãoUma aula demonstrativa marcou o encerramento das atividades do curso de Auxiliar de Padeiro oferecido pelo Câmpus Florianópolis-Continente por meio do Pronatec. A turma de 17 alunosfoi a quinta a se formar pela parceria entre o IFSC e a Marinha. Os produtos expostos numa mesa extensa puderam ser apreciados por familiares dos alunos, professores do curso, gestores do IFSC, entre eles a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, e autoridades da Marinha, entre elas o Comandante Ricardo Guastini. Outra turma com soldados das Forças Armadas iniciaram atividades há poucos dias, agora no curso de Cozinheiro.

recrutas formados (2)O comandante Ricardo Guastini considera fundamental a parceria com o IFSC para diversos cursos de formação, já que a maioria dos soldados provém de famílias de baixa renda. Ele destacou que os cursos permitem uma formação militar, cidadã, cívica, social e técnica. Segundo ele, como os recrutas ficam um ano na Marinha, depois de saírem já podem exercer uma profissão. O comandante explica que parte dos recrutas tem possibilidade de permanecer até oito anos nas Forças Armadas, e a maioria gostaria de ficar, mas nem sempre há muitas vagas a serem preenchidas. Nesse contexto, a importância de aprenderem um ofício nesse período de prestação do serviço militar.

A intenção de permanecer por mais tempo na Marinha é confirmada pelos formandos Adriano Lira de Araujo e Rodrigo Zimermann. Ambos disseram que pretendem seguir a carreira militar, mas acham importante ter uma “carta na manga” caso isso não seja possível. Eles gostaram do curso e definem como importante a oportunidade da formação para terem uma garantia de renda. Os alunos destacaram o aprendizado sobre massas, a “trança catarina”, os modos de preparar os recheios, entre outras atividades de preparo das receitas e organização do ambiente da panificação.

quitutes preparados nas aulasA nova habilidade para “preparar delícias” foi destacada pela mãe de Rodrigo, Inês Zimermann dos Santos, uma das mães presentes ao café oferecido pelos alunos e professores. Ela afirmou que já planeja ampliar a área da cozinha em casa para o filho exercitar seu talento, e informou que ele já está escalado para preparar os quitutes do primeiro aniversário da afilhada, em março. Inês avaliou o curso e a demonstração como “maravilhosos”, especialmente por possibilitarem uma alternativa profissional ao filho e seus colegas. Igualmente o pai de Mique dos Santos Muller, Paulo Roberto Primeiro, entende que o curso veio para somar num período da vida do filho em que “a Marinha está patrocinando tudo de bom”. Segundo ele, o filho sempre gostou de culinária e “com certeza vai se dar bem na atividade”.

Tags: