Câmpus São José promove observação astronômica dia 13

30. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

observacoes_astronomicasO projeto de extensão “Observações astronômicas e tópicos de física moderna” do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove no dia 13 de dezembro a observação de uma chuva de meteoros, conhecida como Geminídeas. O evento é aberto para toda a comunidade e será realizado na praia do Campeche.

O coordenador do projeto, professor Marcelo Girardi Schappo, explique que, regularmente, nosso planeta passa por regiões no espaço que coincidem com órbitas de cometas e asteroides. Essas órbitas estão repletas de detritos que se desprendem do astro principal, e a Terra sofre o impacto desses detritos em sua atmosfera quando passa por elas.

Quando esses detritos entram na nossa atmosfera, passam a ser chamados de meteoros, popularmente conhecidos por estrelas cadentes. “Em dezembro, ocorrerá uma das maiores chuvas de meteoros do ano, as chamadas Geminídeas, cuja taxa de visualização pode chegar a mais de 100 meteoros por hora, isso condicionado a uma boa visibilidade e pouca iluminação artificial”, explica o professor Marcelo.

Para mais informações sobre a observação, acesse o evento no Facebook.

O que: Observação Astronômica – Chuva de Meteoros Geminídeas
Quando: 13/12/2015 (domingo)
Início da concentração: 23h, no estacionamento da escola que fica ao lado do TIRIO (Terminal do Rio Tavares)
Saída da concentração para a praia (todos juntos): 23h30