Intercambistas do Pronatec retornam de experiência no RS

2. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

campus de alegreteDuas alunas do curso técnico em Análises Químicas, ofertado pelo Câmpus Canoinhas por meio do Pronatec, retornaram de um intercâmbio na última semana. Bruna Letícia Finta e Patrícia Sales Ribeiro, ambas de 18 anos, estavam desde o final de agosto em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em um dos câmpus do Instituto Federal Farroupilha. As alunas foram selecionadas no Programa de Intercâmbio Nacional para Estudantes do IFSC (Propicie), em bolsa de três meses, e agora cursam as últimas disciplinas para concluir o curso em Canoinhas.

cuidados com animais“O intercâmbio foi nota 10, uma oportunidade muito boa para aprender coisas novas”, avalia Bruna. Segundo ela, o câmpus do IF Faroupilha é diferente e muito amplo. “Eles têm uma fazenda gigante e tivemos contato com áreas que não existem aqui, como cunicultura (coelhos) e apicultura (abelhas)”. O câmpus, voltado às várias áreas da agricultura, tem também uma agroindústria, com produção de derivados animais, como leite, queijos e carnes que abastecem o refeitório do Instituto e permitem a gratuidade nas refeições para os alunos. Conforme Bruna, como o câmpus é distante da cidade, há também alojamento no local.

atividade de apiculturaA aluna Patrícia considerou como mais relevante a responsabilidade assumida junto à família e o cumprimento das atividades relacionadas ao projeto de pesquisa. “Foi a primeira vez que fiquei longe dos meus pais por tanto tempo”, revela. Ela conta que o projeto equivale ao trabalho de conclusão de curso e será apresentado aos colegas da turma do IFSC. Patrícia afirmou que a experiência foi muito importante e que recomenda aos colegas que tentem participar da seleção do Propicie.

Além das novidades no próprio câmpus do IF Faroupilha, as alunas também tiveram a oportunidade de participar de viagens e visitas técnicas, como a realizada até Esteio/RS, onde ocorre anualmente a Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias do país. Com a experiência, as alunas vão validar a disciplina de Projeto Integrador, e realizam intensivo de outras matérias para concluir o curso em tempo hábil para a formatura, em fevereiro do próximo ano.

Fotos: arquivo pessoal

Tags: ,