Prorrogadas inscrições para cursos Pronatec Serviços Públicos para servidores do IFSC

10. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Foram prorrogadas até 14 de dezembro de 2015 as inscrições para três cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) Serviços Públicos voltados a servidores do IFSC: FIC Auxiliar Pedagógico; FIC Assistente de Recursos Humanos e FIC Assistente Administrativo.

Para se inscrever, é preciso preencher a Ficha de Pré-Matrícula Pronatec e Autorização da direção-geral/pró-reitoria/gabinete com as respectivas assinaturas (clique aqui para acessar os documentos); digitalizar os documentos e encaminhar para o email capacitacao@ifsc.edu.br com o título “Pronatec Serviços Públicos”.

Os encontros presenciais serão realizados em Florianópolis e em Chapecó. Cada curso de formação inicial e continuada (FIC) terá 40 vagas, sendo que cada câmpus e a Reitoria terá uma vaga reservada. As vagas que sobrarem serão oferecidas em livre concorrência e caso ainda restem vagas, o Pronatec aceitará servidores de outras instituições federais. Os servidores dos câmpus Lages e Urupema poderão optar em qual cidade farão o curso. A ocupação das vagas ocorrerá por ordem cronológica de inscrição. A aula inaugural está marcada para dia 18 de dezembro.

Os três cursos foram elaborados para atender às necessidades de formação específica dos servidores que atuam nas Coordenadorias Pedagógicas, Coordenadorias de Gestão de Pessoas e outros setores administrativos. Saiba mais sobre cada um deles:

FIC Auxiliar Pedagógico

Vagas: 20 vagas em Florianópolis e 20 vagas em Chapecó (cada câmpus e a Reitoria tem uma vaga reservada).

Carga Horária: 200h

Público alvo: Servidores das Coordenadorias Pedagógicas

Objetivos: Ao final do curso, espera-se que o servidor/estudante esteja capacitado para desenvolver habilidades para utilização de tecnologias educacionais; aplicar os princípios da didática e metodologia da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, compreender a relação pedagógica docente-discente e aplicar conhecimentos específicos para auxiliar na elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso – PPC.

FIC Assistente de Recursos Humanos

Carga Horária: 160h

Público alvo: Servidores das Coordenadorias de Gestão de Pessoas

Objetivos:Ao final do curso, espera-se que o servidor/estudante esteja capacitado para: interpretar o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/90); executar as principais transações do Siape; compreender o conceito de gestão por competência; elaborar o Plano Anual de Capacitação; acompanhar a avaliação de desempenho dos servidores; orientar os servidores quanto aos regimes próprio e complementar de previdência e orientar os servidores quanto à utilização do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor.

FIC Assistente Administrativo

Carga Horária: 160h

Público alvo: Todos servidores tecnico-administrativos

Objetivos: Ao final do curso, espera-se que o servidor/estudante esteja capacitado para aplicar os princípios da Administração Pública, bem como concepções e diretrizes dos Institutos Federais; adquirir elementos/subsídios para atuar de forma ética na instituição; desenvolver habilidades na área da Informática; elaborar correspondências de acordo com as normas técnicas oficiais e desenvolver habilidades de relações interpessoais e de atendimento ao cidadão.

Tags: , ,