Oficina leva conhecimento e diversão a crianças do Hospital Infantil

16. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

oficina_sj_4Compreender a importância das proteínas para o organismo e entender em que alimentos esse nutriente pode ser encontrado foi o foco da oficina realizada nesta segunda-feira (14) por alunos do Câmpus São José para crianças internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Organizada por alunos da sexta e da oitava fases do curso de licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, a atividade foi realizada com apoio do setor pedagógico do hospital e envolveu dez crianças.

oficina_sj_1De acordo com Giselia Antunes Pereira, uma das professoras orientadoras do projeto, a ação vinculou extensão, pesquisa e ensino e teve como foco envolver as crianças com músicas, experimentos e outras atividades lúdicas em torno dos saberes da Química. Além de conhecer os alimentos que são ricos em proteínas, como leguminosas, amêndoas, folhas verdes, laticínios, ovos e carnes, as crianças puderam fazer um experimento para verificar se havia proteínas em algumas soluções – que, dependendo do resultado, mudavam de cor. Os estudantes também mostraram para as crianças os alimentos que compõem cada andar da pirâmide alimentar, contando com a colaboração dos pequenos para completar o espaço das proteínas.

oficina_sj_2A atividade foi realizada com recurso do edital Aproex n° 2/2015. A professora Giselia conta que o projeto teve a sua primeira versão realizada em 2013 e o objetivo é fazer com que os acadêmicos da licenciatura agreguem um olhar inclusivo à sua formação docente, além de ampliar e consolidar o vínculo do IFSC com a comunidade externa.

 

 


Assista à reportagem da IFSCTV

Tags:

Os comenários não estão permitidos.