CineIFSC apresente “A Vida é Bela” e discute o holocausto e discriminação

18. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

Ifsc_cinemaO Câmpus Xanxerê do IFSC realizou a quinta e última edição do ano do projeto CineIFSC – Pipoca Educultural no dia 16 de dezembro. Foram duas sessões, nos turnos vespertino e noturno, no Auditório do câmpus.

O filme escolhido foi “A Vida É Bela”, uma produção italiana de 1997, do gênero comédia dramática, dirigido e protagonizado por Roberto Benigni. O filme foi vencedor de três prêmios Oscar: melhor filme estrangeiro, melhor ator protagonista e melhor trilha sonora.

Após o filme, alunos e servidores participaram de um debate sobre temas levantados pelo filme, como a questão do holocausto. O filme se passa na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Guido, um judeu, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè. Guido é um homem simples, inteligente, espirituoso e possui um grande humor. Por ser um pai amoroso, consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.

imagem_filme_xanxereOutra discussão deu-se em direção das analogias entre o filme “12 anos de Escravidão”, visto no mês de novembro, e o filme “A Vida é Bela”. Ambos retratam casos de escravidão, discriminação e preconceitos envolvendo grupos historicamente marginalizados, como os negros e os judeus, sendo que o holocausto foi um episódio extremamente recente na história da humanidade.

“Penso que o nosso compromisso enquanto pessoas de uma forma ou outra envolvidas com a educação é, relembrando de Theodor W. Adorno, optar por um projeto de educação contra a barbárie, na qual eventos horrendos como os vistos e discutidos nos dois filmes jamais se repitam. Precisamos de uma educação voltada a romper os ditames de uma sociedade onde ainda a cor de pele, a opção sexual e a posição econômica sejam categorias privilegiadas para escalonar pessoas”, destaca a professora Eliane Juraski Camillo, coordenadora da atividade.

Tags: , ,