Projetos de pesquisa estudam formas de monitorar o consumo de energia em salas de aula e nos laboratórios

4. janeiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

entrega_alimentos_criciuma_022O Câmpus Criciúma tem se destacado por projetos de pesquisa que buscam promover a eficiência energética e reduzir o consumo. Além da automação dos aparelhos de ar-condicionado, está sendo feito o levantamento do consumo de energia em salas de aula e nos laboratórios, o desenvolvimento de um software e de um equipamento que permitam saber quanto cada aparelho eletrônico gasta e o estudo para instalação de placas fotovoltaicas no Câmpus para geração de energia. Todos os projetos foram aprovados pelo edital Universal de Pesquisa e são custeados com recursos do Câmpus.
A pesquisa “Diagnosticando os desperdícios de energia elétrica no Câmpus Criciúma” está fazendo o monitoramento do uso dos aparelhos eletrônicos. “Nós colocamos pranchetas em salas de aula e nos laboratórios e orientamos os líderes de turma a anotar quando os aparelhos são ligados e por quanto tempo. Com isso, nós conseguiremos saber quais são os aparelhos que mais consomem energia”, explica o orientador do projeto, professor Rafael Faust.

A proposta é que após o levantamento, o Câmpus consiga ter um diagnóstico mais amplo do consumo de energia. “O que acontece no verão é que o Câmpus costuma pagar uma multa para Celesc por conta do excesso de demanda. A partir deste diagnóstico, queremos avaliar se vale a pena mudar o contrato e pedir uma demanda maior ou se esse consumo é apenas esporádico.”

gincana_criciuma_001O professor Giovani Souza, do curso de Eletrotécnica e Mecatrônica, também está trabalhando para aprimorar o monitoramento de consumo de energia, através da pesquisa “Supervisionando a eletricidade: obtendo os dados do painel elétrico”. Ele está desenvolvendo um equipamento e um software que permitirá ao usuário saber quanto cada aparelho eletrônico consome de energia.  “A proposta é viabilizar uma solução de baixo custo que permita ao usuário final calcular, por exemplo, quanto custa um banho, o uso do ferro de passar roupas ou mesmo a geladeira e, a partir disso, fazer com que ele consiga monitorar melhor o consumo de energia.”

Para realizar a pesquisa, o professor tem feito o levantamento do consumo nos laboratórios do Câmpus. “Nós estamos trabalhando para desenvolver um sistema que permita monitorar a corrente elétrica de todos os ambientes de uma residência. Esses dados serão repassados para um software e o usuário poderá acompanhar o consumo.”

Além de diagnosticar os desperdícios e propor equipamentos e softwares que façam o monitoramento do consumo, o Câmpus tem se dedicado também ao estudo de geração de energia renovável. O projeto “Sistema de geração de energia fotovoltaica conectada à rede” do professor Geóvio Kroth está estudando a viabilidade para instalação de placas fotovoltaicas no Câmpus. “O projeto prevê a instalação de um sistema de 240Wp, composto por oito placas fotovoltaicas de 30Wp e um inversor de 300W, mas temos recursos alocados para aquisição de um sistema maior de cerca de 5.000Wp que será suficiente para iluminar algumas salas, já que cada uma consome aproximadamente 1.000W em iluminação. Além do projeto representar economia de recursos para o Câmpus, ele permitirá com que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre este sistema de geração de energia”, explica o coordenador do projeto.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.