Conferência Internacional sobre Algas Nocivas reunirá pesquisadores em Florianópolis

3. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Cerca de 800 profissionais e pesquisadores de 40 a 50 países devem participar da 17ª Conferência Internacional sobre Algas Nocivas (International Conference on Harmful Algae – ICHA), que será realizada no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul) entre 9 e 14 de outubro de 2016. O evento é uma promoção da Sociedade Internacional para o Estudo das Algas Nocivas (International Society for the Study of Harmful Algae – ISSHA) e está sendo organizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e pela Associação Latino-americana para o Estudo das Algas Nocivas (Alean), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Comissão Intergovernamental de Oceanografia.

A conferência multidisciplinar é realizada a cada dois anos e reúne profissionais e estudantes de diversas áreas relacionadas ao estudo e controle das algas nocivas. As atividades envolvem palestras, mesas redondas, workshops e apresentações de trabalhos científicos, além de confraternizações e atividades culturais. Além da socialização e informações de caráter técnico-científico, o evento visa propor iniciativas e ações relacionadas a políticas públicas em prol da sustentabilidade, em especial quanto ao impacto das algas nocivas nas questões ambientais e de saúde pública.

Relevância

MoluscosO estudo e controle das algas nocivas é relevante para as áreas litorâneas em função de sua associação com a contaminação dos frutos do mar, principalmente os moluscos bivalves (ostras, mexilhões e vieiras, entre outras espécies comerciais) com toxinas provenientes da proliferação dessas espécies de algas (ficotoxinas), fenômeno popularmente conhecido como maré vermelha. Nessas situações, os moluscos filtram as algas e acumulam toxinas que podem provocar intoxicações nos consumidores, causando danos tanto à saúde pública quanto à economia.

As edições anteriores, realizadas na Nova Zelândia e na Coréia do Sul, reuniram entre 600 e 800 participantes. Esta será a primeira vez que uma cidade da América Latina vai sediar o evento, um dos mais importantes na troca de informações científicas sobre algas nocivas no mundo. É especialmente relevante que o estado anfitrião do evento seja Santa Catarina, maior produtor de moluscos do Brasil, responsável por mais de 90% da produção nacional, e o segundo maior da América Latina. Em 2014, o setor produziu 21,6 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras, envolvendo 610 maricultores e gerando 3.388 empregos, segundo dados do governo do Estado.

Inscrições

O evento tem diferentes modalidades e prazos para inscrições, com valores diferentes para pesquisadores membros e não membros da ISSHA, estudantes membros e não membros da entidade e inscrições por dia. As inscrições “early bird” podem ser feitas até 15 de fevereiro, por valores que variam de R$ 300,00 (inscrição diária) a R$ 1,2 mil (pesquisadores não membros). O prazo para inscrições regulares vai de 16 de fevereiro a 31 de agosto, por valores entre R$ 500 e R$ 1,5 mil. A partir de 1° de setembro os valores passam para entre R$ 700,00 e R$ 2 mil. Clique aqui para acessar as informações sobre inscrições no site do evento.

É possível associar-se à ISSHA antes de fazer a inscrição na conferência para garantir preços mais baixos para membros: http://www.issha.org/membership/register. Isso também pode ser feito por quem não é estudante.

A chamada de trabalhos também está aberta até 3 de junho de 2016. O comitê organizador aceita a submissão de resumos nos seguintes temas: biogeografia de floração de algas nocivas em águas doces e marinhas; previsão de HAB; cianobactéria, HABs em águas profundas; biologia de HA; ecologia de HA; toxinas das algas; toxicologia; taxonomia, sistemática e genômica; tecnologias de HAB; HABs e a sociedade; monitoramento e controle; HABs em um mundo em mudanças. O tema central do evento é “Algas nocivas, das células aos pescados: espécies, toxinas, ecologia, controle e novas tecnologias”.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento (somente em inglês).

Foto: Tempo Editorial / acervo doado à Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina

Tags: ,