Câmpus realizam cerimônias de posse das novas equipes gestoras

15. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Florianópolis, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Urupema, Gestão, Matérias

posseA gestão Avançar e Aprimorar, vencedora da última eleição para a Direção Geral do Câmpus Florianópolis, tomou posse no dia 4 de fevereiro. A cerimônia, realizada no auditório do Câmpus – lotado – foi marcada de discursos de agradecimento, emoção e otimismo. O evento teve a assinatura de posse da nova diretora geral, Andréa Andujar, assim como dos diretores de Ensino, Giovanni Cavalheiro Nogueira; de Pesquisa e Extensão, Clóvis Antonio Petry; de Administração, Aloisio Silva Júnior, e do vice-diretor Marcos Neves.

posse2O primeiro a falar foi o agora ex-diretor Maurício Gariba Júnior. “Gostaria de agradecer a toda a comunidade que lutou em prol da educação profissional e tecnológica. Estes foram quatro anos de muitos desafios e muitas conquistas, sempre na perspectiva de oferecer melhores condições a alunos e colegas de trabalho”. Gariba fez uma breve avaliação dos quatro anos frente à Direção do Câmpus. “Foram muitas obras, grupos de pesquisas, novos cursos. Mas, acima de tudo, deixamos como legado um novo modelo de gestão com vistas a proporcionar respeito, comprometimento, criatividade, autonomia, transparência. Lutamos pela implantação de um conceito de câmpus e para melhorar a efetividade dos processos pedagógicos”, afirmou.

posse3Andréa Andujar, a nova diretora geral do Câmpus, começou seu discurso lembrando que é a primeira diretora-geral mulher eleita. “Sinto-me honrada em ser a primeira mulher eleita à Direção Geral do Campus Florianópolis e, muito me orgulha pertencer ao grupo das Ciências Humanas. Conviver com esse grupo, fez-me perceber o que de fato se traduz em parceria, compreensão, confiança, presteza e competência profissional”. Andréa agradeceu a confiança de todos os que votaram na gestão Avançar e Aprimorar, mas lembrou que a gestão será feita para todos, pois o objetivo maior é o crescimento e a melhoria constante do Câmpus Florianópolis e do ensino. “Faço esse agradecimento na certeza de que gestores não seremos apenas nós, a equipe diretiva, juntamente com as nossas assessorias, mas todos que fazem parte da gestão: os nossos chefes de departamentos, os nossos vários coordenadores e os nossos assessores de áreas. Portanto, assumem o compromisso de gestão do Câmpus Florianópolis não somente os que tomam posse hoje, mas todos os que continuam conosco na gestão.”

“Queremos ouvir a voz da comunidade e, portanto, convidamos a todos a assumirem conosco nossas propostas. Sem o trabalho coletivo as ações não acontecem. Conclamo todos a trazer sua contribuição à nossa gestão. Somos todos educadores unidos pela mesma causa: nossos alunos, a razão de existência da instituição. Somos todos IFSC. Queremos gerir o campus com todos, por todos e para todos”, declarou Andréa.

posse4A reitora – e também reitora reeleita para o mandato 2016-2019 – do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressaltou a importância deste momento para o Instituto Federal de Santa Catarina. “É um momento ímpar. Pela primeira vez foi realizada a eleição para reitor e mais 19 diretores-gerais”. Ela também agradeceu a equipe que comandou Direção Geral do Câmpus Florianópolis e fez votos de que a nova gestão tenha muito sucesso. “Nos próximos anos teremos processos de gestão muito complexos. Serão dois grandes desafios. Um, a questão econômica. 2015 já foi um ano difícil. Precisaremos de muita integração e colaboração. Outra questão é a da permanência e êxito. No último ingresso tivemos a maior entrada de estudantes – 4 mil alunos. Formar esses alunos é cumprir a nossa missão de profissionalizar estes estudantes para trabalhar em prol do país e também uma das formas de resolver a questão orçamentária”, disse Maria Clara.

Câmpus Canoinhas

posse-canoinhas“Nossa vida é feita de desafios.” Foi assim que a diretora do Câmpus Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli, deu início ao seu discurso de posse para a gestão 2016-2019, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (11), com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, demais integrantes da equipe gestora, servidores, alunos e autoridades externas. “A rotina não faz parte da minha existência. Gosto de construir, criar e buscar coisas novas”, continuou a gestora, que está à frente do Câmpus desde sua implantação em Canoinhas e que foi eleita, em eleição realizada no dia 19 de novembro do ano passada, para mais quatro anos.

posse-canoinhas2Durante a cerimônia, também foram empossados os demais membros da equipe. O servidor William Sadao Hasegawa assumiu a chefia do Departamento de Administração e Manutenção (DAM) e a servidora Juliete Alves dos Santos Linkowski tomou posse como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe). “Nossa chapa irá, com certeza, criar espaços de prática para que as pessoas experimentem a gestão participativa e acrescentem sempre na construção do conhecimento”, comentou Maria Bertília, lembrando que gestão não tem receita, mas precisa de amor.

Para a reitora do IFSC, a consolidação do instituto em Canoinhas comprova o sucesso da interiorização do ensino federal público e de qualidade. “É importante que tenhamos um trabalho bem articulado entre os câmpus e a Reitoria. Isso nos dá força para pensarmos em como enfrentar os desafios. Sempre defendi o trabalho solidário em Rede de forma a pensarmos no IFSC de modo coletivo, participativo e transparente”, enfatizou Maria Clara.

posse-canoinhas3Apesar da restrição orçamentária diante da situação econômica do País, a reitora destacou a importância de se trabalhar a permanência e o êxito dos estudantes. “Mesmo com o atual cenário, temos um orçamento que dá para trabalhar bem e teremos que saber priorizar nossas ações com foco nos estudantes. O compromisso é com a consolidação da Rede Federal e vamos atuar dessa forma, analisando prioridades de forma solidária e técnica de modo que possamos utilizar os investimentos possíveis para melhorar a infraestrutura e potencializar a nossa oferta”, garantiu a reitora.

Câmpus Joinville

posse-joinvilleO Câmpus Joinville tem muitos motivos para comemorar em 2016. Este foi o tom do discurso do novo diretor-geral, Valter Vander de Oliveira, empossado nesta sexta-feira (12) para a gestão 2016-2019. A solenidade oficial foi conduzida pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e marcou também a posse dos demais integrantes da equipe gestora: Maick da Silveira Viana (diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão), Déborah Rejane Magno Ribas (chefe do Departamento de Administração e Manutenção) e Luciana Maciel de Souza (chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos). A assessora da Direção, Karin Fetter, completa a nova equipe de trabalho.

posse-joinville2A expectativa otimista do novo diretor se justifica. “Neste ano, temos a implantação de três novos cursos no Câmpus Joinville – Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e especialização técnica em Saúde do Idoso; ampliação do quadro de servidores; conclusão das obras do Ginásio Esportivo; e a comemoração do aniversário de dez anos do Câmpus”, explicou professor Valter, que lembrou ainda do compromisso com a construção do Bloco 6. “Conto com a Reitoria para darmos início à obra”, reforçou.

posse-joinville4Dentre as prioridades da nova gestão, ele destacou o diálogo, a integração e a gestão participativa como fatores essenciais para a construção da identidade do Câmpus Joinville e dar continuidade ao processo de consolidação do IFSC junto à comunidade. Metas compartilhadas pela reitora Maria Clara, que reafirmou o compromisso do trabalho integrado entre a Reitoria e o Câmpus. “Joinville e região merecem e precisam de um instituto forte”, enfatizou. “O gestor público é representante da sociedade e seu papel vai além da comunidade interna.”

posse-joinville3De acordo com o ex-diretor, Maurício Martins Taques, o Câmpus Joinville é referência em ações e programas desenvolvidos tanto na rede IFSC quanto na comunidade, principalmente pelo empenho e dedicação dos servidores. Durante a transição, Maurício falou sobre sua sensação de missão cumprida. “Fiz minha parte como gestor e continuo minha missão como professor. Recomendo à nova equipe amor, ética, respeito e força de trabalho”, concluiu Maurício, que foi homenageado pelo trabalho realizado durante sua gestão, iniciada em 2012. Os demais membros da equipe anterior também receberam homenagens do Câmpus.

Jaraguá do Sul

jar_posse_diretor_1Estreitar os laços com os setores público e privado do município para atender às demandas de qualificação da região de Jaraguá do Sul. Essa foi um dos compromissos destacados pelo professor Jaison Vieira da Maia na última sexta-feira (12), durante a cerimônia de posse em que ele e sua equipe assumiram a direção-geral do Câmpus Jaraguá do Sul. O evento ocorreu no auditório do câmpus e contou com a presença de servidores, estudantes e convidados.

jar_posse_diretor_2Para o novo diretor-geral, o câmpus precisa avançar por meio do trabalho sério e em equipe de todos os servidores. “Estamos cientes das dificuldades atuais, inclusive nos cenários político e econômico do país, mas temos várias ações que dependem apenas de união e empenho em torno de planejamento”, afirmou.

Segundo professor, todos os servidores do IFSC fazem educação, seja em sala de aula, no apoio pedagógico ou trabalhando na área administrativa para dar condições de aula e de atendimento aos estudantes. “Dessa maneira acredito que nos manteremos motivados, pois saber que contribuímos com a criação de um futuro melhor para as pessoas não tem preço”, disse.

jar_posse_diretor_3Presente na cerimônia, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou a importância da posse como resultado de um intenso processo eleitoral realizado no final de 2015, no qual a comunidade acadêmica refletiu sobre os problemas da instituição e teve a oportunidade de apontar soluções. “Agora é um momento de trabalhar coletivamente e estar aberto a pensar e a encontrar soluções em rede, inclusive por meio dos fóruns institucionais”, lembrou.

jar_posse_diretor_4A cerimônia de posse no Câmpus Jaraguá do Sul marcou também a despedida do ex-diretor Erci Schoenfelder, que além de deixar o cargo optou por se aposentar da carreira docente. Durante o evento, o professor foi homenageado pela reitora e pela nova equipe diretiva do câmpus. “Nosso câmpus é especial, temos uma gama muito grande de cursos e cumprimos nossa missão de levar oportunidades de qualificação profissional a pessoas que precisam. Desejo muito sucesso à nova gestão e me coloco à disposição de todos para ajudar sempre que for necessário”, afirmou o ex-diretor.

Após dedicar 20 anos de sua vida profissional ao IFSC em Jaraguá do Sul, o professor planeja aproveitar a aposentadoria junto com sua esposa. “Agradeço de coração a ela pela parceria durante todos esses anos. Agora vamos ter uma rotina mais tranquila e estamos planejando viajar bastante, tanto pelo Brasil quanto pela América do Sul”, contou.

Geraldo Werninghaus

posse-gwA equipe eleita para estar à frente do Câmpus Geraldo Werninghaus até o fim de 2019 tomou posse nesta sexta-feira (12). Entre os compromissos assumidos estão a ampliação de parcerias e a busca por um ambiente saudável de trabalho, tanto na área administrativa quanto na pedagógica. A cerimônia de posse foi realizada no câmpus e contou com a presença de autoridades, estudantes e servidores do IFSC.
posse-gw5Para o novo diretor-geral, Eduardo Evangelista, todos os servidores têm responsabilidade sobre o sucesso dos estudantes do câmpus. “O processo eleitoral acabou e os momentos tensos também ficaram no passado. Agora temos que atuar em conjunto para proporcionar aulas e atendimento de qualidade aos nossos alunos para que eles tenham êxito nos cursos que escolheram”, afirmou.

Segundo professor, o relacionamento com entidades públicas e privadas deve ser intensificado, visando à ampliação de parcerias com a comunidade. “Sabemos que a escola não está imune às dificuldades do país, mas acreditamos no trabalho desenvolvido por nossos servidores para que os obstáculos sejam superados”, disse.

posse-gw3Presente na cerimônia, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou a importância da posse como resultado de um intenso processo eleitoral realizado no final de 2015, no qual a comunidade acadêmica refletiu sobre os problemas da instituição e teve a oportunidade de apontar soluções. “Agora é um momento de trabalhar coletivamente e estar aberto a pensar e a encontrar soluções em rede, inclusive por meio dos fóruns institucionais”, lembrou.

O secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Elson Quil Cardoso, representou o prefeito Dieter Janssen no evento e demonstrou a disposição da prefeitura em firmar parcerias com o Instituto. “Já tivemos grandes parcerias com o IFSC no âmbito municipal e estamos de portas abertas para continuar esse trabalho de sucesso”, afirmou.

Serra

posse-serra6Na segunda-feira (15), o IFSC realizou as solenidades de posse dos Diretores-gerais e Chefes de Administração e de Ensino, Pesquisa e Extensão nos câmpus da instituição em Lages e Urupema. Os novos gestores assumem para um mandato de quatro anos, após eleição realizada em novembro do ano passado.

Em Lages, houve a troca da Direção-geral. A atual diretora, Raquel Matys Cardenuto, deixa o cargo após sete anos de atuação na cidade, tendo conduzido a implantação e construção do prédio da instituição. Em seu lugar assume o professor Thiago Meneghel, até então Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo o também professor Alisson Luiz Agusti como seu substituto na atual função. O administrador Geancarlo Werner foi reconduzido no cargo de Chefe do Departamento de Administração.

A agora ex-diretora agradeceu à cidade de Lages pela acolhida nesses sete anos e relembrou momentos marcantes de sua trajetória à frente da instituição. Também desejou sucesso à nova gestão. “Que a nova gestão que hoje assume, Thiago, Gean e Alisson, continue fazendo com dedicação e entusiasmo este importante trabalho junto à região serrana, transformando vidas através da educação pública, gratuita e de qualidade. Todos vocês, e o Câmpus Lages, estarão para sempre nas minhas melhores lembranças e no meu coração. Contem sempre comigo”, finalizou.

posse-serraJá o novo diretor destacou a gratidão e a importância pelo trabalho realizado pela diretora que deixa a gestão, na qual atuou, dizendo que “onde antes eram salas vazias, sem equipamentos e alunos, hoje há um câmpus com 31 laboratórios, sete cursos técnicos e dois superiores”. Com isso, ressaltou que esses números não eram resultado do trabalho de um chefe de departamento ou de uma gestão, mas a soma do esforço e dedicação de cada servidor que atua no IFSC.

Finalizou colocando-se à disposição da sociedade serrana para continuar o trabalho realizado e para avançar ainda mais, com novos cursos, novas parecerias e uma maior aproximação com o arranjo produtivo local. “Trabalharei para a manutenção de todas as ofertas, para a consolidação com qualidade dos nossos dois cursos superiores e para viabilizar o início de mais um, agora na área da química. O nosso objetivo será ofertar uma educação de alta qualidade, que vai proporcionar o desenvolvimento das pessoas e toda a região”.

posse-serra4Em Lages, a cerimônia contou com a presença do Deputado Estadual Gabriel Ribeiro, que parabenizou o trabalho realizado em Lages pelo IFSC. “Além disso, quero aqui reafirmar o meu compromisso na Assembleia Legislativa pela destinação de recursos à Serra Catarinense, principalmente na educação, e com certeza o IFSC será uma das instituições beneficiadas”, disse.

Além do deputado, compuseram a mesa de autoridades o Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, que representou o Governador do Estado. Representando o poder executivo municipal estava a Secretária de Educação, Marimília Casacosta Coelho.

posse-serra3Em Urupema, houve a recondução da chapa atual para um novo mandato. O professor Marcos Roberto Dobler Stroschein, continua no cargo, junto com o Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Departamento de Administração, Professor Wilson Castello Branco Neto e Júlio Rafael Bueno, respectivamente.

“Quando iniciamos a nossa primeira gestão recebemos a difícil tarefa de implantar um Câmpus do Instituto Federal no município de Urupema. Nestes anos atuamos continuamente para resolver os principais problemas existentes. Buscaremos a consolidação do Câmpus, atuando em ações que incentivem a permanência e o êxito dos alunos e visando reduzir a evasão e melhorar a qualidade do ensino”, reafirmou o diretor.

Participou da cerimônia a Secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, que destacou a parceria da SDR com o Câmpus e para o desenvolvimento da cidade. Falou da importância do curso de Viticultura para o a região como produtora de vinhos de altitude e parabenizou a gestão pelos desafios a frente.

posse-serra5A reitora do IFSC, professora Maria Clara Kaschny Schneider, compareceu às duas solenidades, reafirmando o compromisso da instituição com os dois câmpus da Serra Catarinense. “Em 2005, havia três unidades do IFSC em todo o Estado. Hoje são 22 câmpus, abrangendo todas as regiões e levando a educação para perto de quem precisa. Isso é a verdadeira interiorização. Tudo o que fazemos na nossa instituição é pelo alunos. É por eles que sonhamos, é por eles que choramos, é por eles que trabalhamos”, disse.

A reitora agradeceu o trabalho da diretora-geral que se despede entregando-lhe uma placa de homenagem em reconhecimento aos seus sete anos a frente do IFSC em Lages. Em Urupema, destacou o empenho dos servidores e desejou boa sorte à gestão que continua. “Sabemos das dificuldades desta região e que das dificuldades que a cidade apresenta. Mas cada vez que a gente vem à Urupema, se percebe uma grande motivação de todos, dos servidores, e da própria comunidade, para que esse Câmpus dê certo. A cada visita notamos como é grande a evolução do Câmpus e o quanto tem se destacado”, finalizou.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.