Marco Legal da CT&I é tema de reunião no Conif

19. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

forpog1O Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) recebeu nessa quinta-feira, 18/2, o deputado federal Sibá Machado (PT-AC), relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei (PL) que deu origem ao novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A reunião aconteceu na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, com a participação do vice-presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva.

Sibá Machado apresentou esclarecimentos sobre oito vetos presidenciais ao PL. O parlamentar convidou o Conselho a assinar documento que será entregue nos próximos dias à presidência da República com a exposição de argumentos para a manutenção do texto original. “É importante que o Conif esteja conosco. Com a carta estamos dizendo ao governo que a melhor alternativa é derrubar os vetos”, afirma.

Para o coordenador do Forpog, Rogério Mendes Murta, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o encontro foi esclarecedor. “Ficamos mais tranquilos em saber que existe a movimentação do governo para a aprovação da lei na íntegra”, disse.

Marco – A Lei da Câmara valoriza a prática da inovação tecnológica, simplifica os processos de aquisição, aproxima as instituições federais de ensino superior das empresas e amplia o tempo máximo que os professores de institutos federais e universidades poderão trabalhar em projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão, ou exercer atividades de natureza científica e tecnológica, além de estabelecer novas competências para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITYs).

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags:

Os comenários não estão permitidos.