Grupo do Câmpus São José estuda nova oferta para formação de formadores
25. fevereiro 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São José, MatériasCom o intuito de obter informações para definir ofertas de novos cursos de formação de formadores, o Grupo de Trabalho (GT) Nova Oferta, do Câmpus São José, recebeu na terça, 23, representantes das secretarias municipais de Educação de Florianópolis, Palhoça e São José, além da pasta estadual sobre o tema. O grupo, formado por professores ligados à área de Cultura Geral do câmpus, estuda desde o segundo semestre de 2015 a oferta de novos cursos.
A representante da secretaria municipal de Educação de Florianópolis, Regina Bittencourt Souto (gerente de Formação da secretaria), apresentou dados de uma pesquisa realizada em 2015 com professores da rede municipal de ensino. Dentre as áreas mais citadas para cursos de capacitação para os profissionais da educação, estão as de agronomia, artes cênicas, artes plásticas, fonoaudiologia, música, nutrição, odontologia, pedagogia e psicologia. As áreas apontadas como prioritárias pelos outros representantes foram educação ambiental (São José) e física e química (governo estadual).
Além de conhecer as demandas, o GT do Câmpus São José buscou informações sobre os planos de carreira e políticas de capacitação dos professores das redes municipais e estaduais. “Estamos em busca de saber que tipo de curso os professores da rede pública precisam. Achamos importante ouvir as secretarias para definir a oferta”, explica o coordenador do grupo de trabalho, Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim. Licenciatura, especialização e formação inicial e continuada (FIC) estão entre as possibilidades de cursos.
Esse foi o segundo contato do IFSC com as secretarias – no final de 2015, membros do GT fizeram visitas aos gestores municipais e estaduais para informar sobre a intenção de oferecer novos cursos para os educadores. “Essa é uma iniciativa bacana. Geralmente nós é que procuramos as instituições de ensino com propostas de formação”, diz Regina Bittencourt, da prefeitura de Florianópolis. Com as informações obtidas, o GT Nova Oferta deve finalizar até o fim do primeiro semestre de 2015 uma proposta de novo curso, ou novos cursos.