Abertas inscrições de intercâmbio internacional para alunos de Engenharia

1. março 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

Estão abertas até 11 de abril as inscrições para a Chamada Brafitec 2016, que vai selecionar até 10 alunos dos cursos de Engenharia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para intercâmbio internacional em instituições da cidade de Lille, no Norte da França. As atividades no exterior serão realizadas no período de julho de 2016 a junho de 2017.

Clique aqui para consultar o Edital n° 10/2016/Proppi.

Para participar, é necessário ser aluno regularmente matriculado e ter cumprido entre 40% e 80% dos créditos curriculares até o segundo semestre de 2015, além de ser maior de 18 anos ou emancipado legalmente. Além disso, é preciso não ser formando nos semestres 2016.1 e 2016.2, não ter sido contemplado nos editais Propicie, ter obtido pontuação igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado a partir de 2009 e não ter pendências com a Proppi (como falta de entrega de relatórios ou prestações de contas).

No ato da inscrição, os candidatos devem indicar, por ordem de preferência, as instituições francesas conveniadas nas quais têm interesse em realizar o intercâmbio: École des Hautes Études d’Ingénieur (HEI), Groupe ISA e Institut Supérieur de l’Eletronique et du Numérique (Isen).

Os selecionados receberão recursos financeiros para custear parte de suas despesas de permanência na França: bolsa de 870 euros mensais, auxílio instalação de 110 euros mensais e seguro saúde de 70 euros mensais. Para bolsistas com permanência superior a seis meses será concedido também auxílio deslocamento de US$ 3.412.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail assint@ifsc.edu.br, com o assunto “Inscrição Brafitec 2016 Etapa 1”, até as 23h59 do dia 11 de abril. No e-mail devem ser anexados em formato PDF o formulário de inscrição preenchido, cópia do histórico escolar, cópia do certificado da nota do Enem e cópia de documento de identidade oficial. Na segunda etapa, até 26 de abril, deve ser encaminhado para o mesmo e-mail o certificado de suficiência em língua francesa, emitido pela Aliança Francesa.

Todas as instruções da chamada pública estão detalhadas no Edital n° 10/2016/Proppi. Dúvidas sobre a chamada podem ser encaminhadas para o coordenador do Projeto Brafitec IFSC junto à Capes, Golberi de Salvador Ferreira, pelo e-mail golberi@ifsc.edu.br.

Tags: ,