Programa Mulheres Sim realiza oficinas de fotografia e maquiagem no Câmpus Chapecó

2. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

mulheres-sim6Ideias para geração de renda e autoestima elevada. É desta maneira que a dona de casa Clarice Massena começa o mês de março de 2016. Aluna do Programa Mulheres Sim – curso Educação e Gênero – ela passou os últimos quatro meses estudando no Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Clarice e outras 26 mulheres chapecoenses iniciaram as aulas em novembro de 2015. Desde lá, aprenderam mais sobre diversas áreas, como direitos e saúde da Mulher, Língua Portuguesa e artesanato. Inclusive é nesta última área que Clarice já começou a investir.

mulheres-sim4“Não estou trabalhando, então vi no IFSC uma oportunidade de aprendizado. Me descobri no artesanato e já estou produzindo vários produtos para contribuir com a renda da minha casa”, afirma Clarice.

Durante a última aula, na terça-feira (11), Clarice e as outras mulheres participaram de uma Oficina de Maquiagem e de Fotografia. “Aprender coisas novas, inclusive a se maquiar e tirar uma boa foto, faz nossa autoestima melhorar muito”, afirmam Clarice e a colega Ludmir Salete Weber.

mulheres-sim5O programa Mulheres Sim é formado por três etapas: a oferta do curso de extensão “Educação e Gênero”, a realização de uma Feira de Economia Solidária e a Avaliação das Egressas. O curso tem carga horária de 80h, sendo 62h compostas por sete disciplinas: Conhecimento histórico-cultural, Saúde da mulher e da família, Ética e cidadania, Linguagens, Informática, Desenvolvimento social e sustentável, e Vivência matemática, e 18h destinadas à geração de renda.

O Mulheres Sim atende, prioritariamente, mulheres sem escolaridade ou com ensino fundamental incompleto, em situação de vulnerabilidade social, maiores de 18 anos e moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, de forma a complementar o programa Mulheres Mil Pronatec.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.