Proppi lança edital universal de pesquisa

3. março 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) lançou o edital universal de pesquisa, para projetos a serem executados de agosto de 2016 a julho de 2017. A data final para envio de propostas é 3 de abril de 2016.

O Edital Universal de Pesquisa 02/2016/Proppi visa receber propostas de projetos para professores e alunos, a partir dos seguintes programas:

* Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica e à Inovação Tecnológica (Pipcit): financiadas pelo IFSC, as bolsas são destinadas a servidores e alunos. O valor total de recursos do IFSC para este edital é de R$ 392 mil.

* Programa Institucional de Bosas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação (Pibiti): bolsas, financiadas pelo CNPq, a alunos dos cursos de graduação;

* Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): financiadas pelo CNPq, as bolsas são destinadas a alunos de cursos de graduação, sendo algumas específicas a ingressantes por meio de ações afirmativas.

Serão destinadas 40 bolsas a servidores, como coordenadores de projetos de pesquisa. São previstas ainda 95 bolsas para alunos, no valor de R$ 400,00, sendo 40 com recursos próprios do IFSC, destinadas preferencialmente a alunos do ensino técnico. As demais bolsas, com recursos do CNPq, são destinadas a alunos de graduação, sendo que cinco delas são para alunos de graduação, ingressantes por ações afirmativas.

Poderão ser contemplados estudos teóricos ou experimentais, em pesquisa básica, aplicada ou desenvolvimento tecnológico e inovação. Os temas propostos para elaboração dos projetos estão listados no Edital 02/2016/Proppi.

Para ser coordenador de projeto, é preciso ser servidor efetivo do IFSC, sem vínculo empregatício com outra instituição. Cada projeto poderá prever até dois bolsistas. O aluno bolsista deve estar matriculado regularmente em cursos do IFSC, exceto alunos de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O  Edital 02/2016/Proppi traz a lista completa dos pré-requisitos e compromissos para coordenadores e alunos.

Os projetos devem ser submetidos em modelo próprio, disponível na página de editais de pesquisa do IFSC. Além do edital, a página contém outros documentos, como modelo de formulário de recurso, tutorial para submissão de projetos, termo de ciência, formulários para indicação e substituição de bolsistas e links para perguntas frequentes.

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.