Ações orientam comunidade sobre combate ao Aedes aegypti

4. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus São Carlos, Câmpus São Lourenço do Oeste, Campus Xanxerê, Matérias

caminhada-zika-canoinhasEsta semana, os câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) intensificaram as ações de combate ao Aedes aegypti junto à comunidade. O Câmpus Canoinhas participou nesta sexta-feira (4), terceiro Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, de uma Caminhada Contra o Zika, que contou também com a participação de servidores e alunos das escolas do Bairro Campo da Água Verde. O objetivo foi sensibilizar moradores e comerciantes da importância de se combater o mosquito Aedes aegypti.

zika-saosocarlos1Os estudantes do Câmpus São Carlos têm sido multiplicadores de informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele é capaz de transmitir. De acordo com a professora Etianne Alves, cada aluno do câmpus tem sido multiplicador de informação distribuindo três folderes com informações sobre doenças causadas pelo mosquito, sintomas de cada doença, e 12 ações de prevenção a serem tomadas.

zika-saosocarlos2“Os alunos que estudam no IFSC são de cidades diferentes, então a abrangência da multiplicação aumentou, porque eles fizeram a atividade em suas casas, entre seus vizinhos ou em seus locais de trabalho”, conta a professora. O material divulgado pelos alunos ainda será utilizado em uma ação no sábado (5) com os órgãos municipais de São Carlos e Águas de Chapecó.

Nesta sexta-feira, os alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Xanxerê realizaram um mutirão para recolhimento de potes, plásticos e afins que possam servir como criadores das larvas. Neste sábado, dia 5, às 9h, a comissão de combate ao mosquito Aedes aegypti do Câmpus Xanxerê estará, em parceria com representantes do Lions Club Internacional, em frente ao SESC da cidade para uma mobilização alertando sobre as formas de combate ao mosquito. Serão distribuídos panfletos informativos, auxiliando no processo de conscientização. No câmpus estão sendo realizadas vistorias semanais com o uso de larvicidas em locais de possíveis focos, reuniões e atividades educacionais envolvendo as temáticas abordadas nos cursos e também palestras junto aos funcionários que atuam na limpeza e manutenção do câmpus.

zika-sloNo Câmpus São Lourenço do Oeste, foram confeccionados panfletos informativos, inclusive com check list de ações de combate ao mosquito, ao longo da semana. Na sexta-feira pela manhã, um grupo de seis servidores se dividiu em duplas e fez a panfletagem pela cidade, envolvendo comércio, supermercados e farmácias.

Tags: