Palestra sobre feminismo marca o início das comemorações pelo Dia das Mulheres no Câmpus Criciúma
4. março 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Criciúma, MatériasPara celebrar o Dia das Mulheres, o Câmpus Criciúma vai além das singelas homenagens. Nesta quinta-feira (3), o câmpus promoveu a palestra “Feminismo, gênero e sexualidade: luta e discussões atuais” com a professora Cristina Wolff. “Quando se fala em feminismo, muitas vezes, utiliza-se uma conotação negativa de que seria um movimento de mulheres contra os homens. O que nós reivindicamos é a igualdade entre homens e mulheres”, explica a professora da UFSC.
Para falar sobre o tema, a professora fez um levantamento histórico de todo o movimento. “O feminismo surge no final do século XIX e representa uma luta relativamente recente de cerca de 130 anos. O movimento passou por algumas transformações ao longo do tempo e na década de 1960 passou a lutar não só pela igualdade mas também pela liberdade sexual. Na década de 1970, ampliou-se ainda mais as discussões por conta do movimento LGBT”.
Apesar das conquistas ainda recentes de empoderamento feminino, a professora lembrou que ainda há muito o que se fazer. “ Segundo pesquisa do IBGE, as mulheres no Brasil ainda costumam receber em média 25% a menos do que os homens que exercem a mesma função. Vocês podem pegar como exemplo a própria área técnica. Muitas empresas privilegiam que os homens formados nos cursos técnicos trabalhem no chão de fábrica enquanto que as mulheres com a mesma formação devem ficar nos escritórios.”
Estão ainda previstas atividades para o dia 9 de março, quando as alunas do programa Pronatec Mulheres Mil farão apresentações teatrais no auditório do câmpus.