Grupo do Câmpus Chapecó debate os rumos do ensino médio integrado
11. março 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Chapecó, Campus Xanxerê, Matérias
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado (GEPCI) do Câmpus Chapecó, realizou no dia 4 de março, um debate sobre “Os Rumos do Ensino Médio Integrado no IFSC”. Participaram do encontro professores e técnico-administrativos do IFSC, dos câmpus Chapecó e Xanxerê, representantes do Grêmio Estudantil e estudantes do curso de Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática do Câmpus Chapecó.
Durante o evento foram debatidas as concepções e diretrizes nacionais dos cursos de ensino médio integrado e apresentados os resultados de pesquisa, realizada em 2014 e 2015, pelo GEPCI, na qual foram analisados 13 projetos de cursos de EMI de nove câmpus do IFSC.
O coordenador do GEPCI, Adriano Larentes, explica que tal pesquisa, realizada com o apoio do edital de grupos de pesquisa do IFSC, indica que, em sua maioria, os projetos de curso analisados propõem uma perspectiva educativa bastante instrumental, focada em competências e no mercado, e pautada na junção e hibridização de uma série de conceitos teoricamente antagônicos entre si.
Além disso, segundo o professor, parte significativa dos projetos não indica quais são as estratégias de integração curricular utilizadas. Por outro lado, há projetos que procuram ser coerentes com as concepções e diretrizes propostas para o EMI, indicando diferentes metodologias de integração, como projetos integradores e oficinas de integração.
“A partir da formação e debate realizados, ficou clara a necessidade de novas formações pedagógicas e pesquisas sobre os rumos do ensino médio integrado no IFSC”, destaca Larentes.
Os resultados completos do estudo estão disponíveis aqui.


Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Canal no Youtube
Página no Linked-In
Página no Facebook