Grupo do Câmpus Chapecó debate os rumos do ensino médio integrado
11. março 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Chapecó, Campus Xanxerê, MatériasO Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado (GEPCI) do Câmpus Chapecó, realizou no dia 4 de março, um debate sobre “Os Rumos do Ensino Médio Integrado no IFSC”. Participaram do encontro professores e técnico-administrativos do IFSC, dos câmpus Chapecó e Xanxerê, representantes do Grêmio Estudantil e estudantes do curso de Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática do Câmpus Chapecó.
Durante o evento foram debatidas as concepções e diretrizes nacionais dos cursos de ensino médio integrado e apresentados os resultados de pesquisa, realizada em 2014 e 2015, pelo GEPCI, na qual foram analisados 13 projetos de cursos de EMI de nove câmpus do IFSC.
O coordenador do GEPCI, Adriano Larentes, explica que tal pesquisa, realizada com o apoio do edital de grupos de pesquisa do IFSC, indica que, em sua maioria, os projetos de curso analisados propõem uma perspectiva educativa bastante instrumental, focada em competências e no mercado, e pautada na junção e hibridização de uma série de conceitos teoricamente antagônicos entre si.
Além disso, segundo o professor, parte significativa dos projetos não indica quais são as estratégias de integração curricular utilizadas. Por outro lado, há projetos que procuram ser coerentes com as concepções e diretrizes propostas para o EMI, indicando diferentes metodologias de integração, como projetos integradores e oficinas de integração.
“A partir da formação e debate realizados, ficou clara a necessidade de novas formações pedagógicas e pesquisas sobre os rumos do ensino médio integrado no IFSC”, destaca Larentes.
Os resultados completos do estudo estão disponíveis aqui.