Prorrogadas inscrições para a Olimpíada do Conhecimento

11. março 2016 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

senai-olimpiada-do-conhecimentoAs inscrições para a Olimpíada do Conhecimento 2016 para os institutos federais foram prorrogadas até dia 17 de março. A etapa final da competição será realizada dia 15 de outubro, em Brasília, DF.

Este ano, a Olimpíada do Conhecimento será desvinculada das seletivas para a WorldSkills, competição internacional que será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017. Também deixará de ser uma competição individual e passa a ser um desafio por equipes multidisciplinares.

As equipes, de quatro a seis integrantes, competem nas seguintes áreas: Engenharias Agrícola e Pecuária; Moda e Criatividade; Serviços; Tecnologias de Manufatura e Engenharias; Tecnologia da Informação e Comunicação; Tecnologias da Construção Civil e Edificações Transporte e Logística.

As equipes de competidores desenvolverão projetos focados em soluções para empresas e/ou à comunidade, podendo ser julgados por uma banca de convidados. Os projetos deverão contemplar soluções ou melhorias para demandas específicas ou temas atuais propostos, com vistas a satisfação desses clientes.

Por exemplo, as equipes que competirão em Moda e Criatividade terão de produzir roupas customizadas, específicas para família, animais de estimação e multifuncionais/reversíveis. Parte do material a ser utilizado nas provas poderá ser levado pelos próprios competidores.

Haverá também desafios individuais, com duração de uma a duas horas, ou “contra o relógio”, onde quem fizer a tarefa em menos tempo vence o desafio.

O prazo para os IFs submeterem suas propostas para a Olimpíada é 17 de março. Para isso, precisam produzir um vídeo de até três minutos sobre a proposta, um pitch em PDF, com no máximo três slides e um modelo de qualificação. Detalhes sobre como fazer a submissão estão no material de apoio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nepi@mec.gov.br.

Olimpíada do Conhecimento – É a maior competição de educação profissional das Américas. No Brasil, é realizada a cada dois anos e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai, Senac e dos Institutos Federais de Educação Profissional (Ifs). A competição consiste em execução de ocupações relacionadas aos cursos técnicos, em equipes ou individuais.

Tags: ,