Aula ensina a importância das proteínas na alimentação

14. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

quimica_sj1Acadêmicos da 6ª e da 8ª fase do curso de licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do Câmpus São José ministraram uma aula prática aos estudantes dos cursos técnicos integrados em Refrigeração e Climatização e em Telecomunicações.

Com o tema “Química e alimentação: uma abordagem qualitativa das proteínas”, os acadêmicos apresentaram noções de Química na constituição dos alimentos (gorduras, vitaminas, carboidratos, sais minerais e proteínas). A partir dessa temática, os alunos promoveram o diálogo sobre a importância de uma alimentação saudável, questionando os colegas sobre hábitos alimentares.

quimica_sj2Vários recursos didáticos foram utilizados, como a apresentação da pirâmide alimentar, a paródia “Química para crescer”, da música “Love me do”, dos Beatles, e o “trem humano”, representando a estrutura primária das proteínas. Os alunos dos cursos integrados realizaram o experimento com sulfato de cobre, para detecção de proteínas em alimentos como açúcar, clara de ovo, leite de soja, leite de vaca, entre outros.

quimica_sj3A atividade faz parte do Estágio Supervisionado de Regência II. O mesmo tema foi adaptado como tema de aula ministrada a crianças do ensino fundamental internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão no dia 14 de fevereiro. Veja, no portal do IFSC e no vídeo da IFSCTV, como foi a passagem dos acadêmicos do Câmpus São José do IFSC no Hospital.

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.