Propostas para o “Edital do Inventor” podem ser enviadas até 11 de abril

16. março 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) lançou dia 14 de março o “Edital do Inventor”, destinado à seleção de invenções para avaliação do potencial de patenteabilidade e elaboração de patentes. O prazo para submissão de propostas encerra-se dia 11 de abril.

O “Edital do Inventor” é destinado a servidores do IFSC interessados em realizar uma avaliação do potencial de patenteabilidade de invenções ou novas tecnologias (produtos ou processos tecnológicos) resultantes de suas atividades de pesquisa. Para participar, o proponente precisa ser servidor efetivo (docente ou técnico administrativo) do IFSC e ter desenvolvido a invenção ou nova tecnologia, ou parte dela, por meio de projetos institucionais ou atividades relacionadas ao setor em que atua na instituição.

A avaliação do potencial de patenteabilidade serão realizadas por empresa especializada na área de propriedade intelectual, sob supervisão do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Proppi. Serão avaliados aspectos como estágio de desenvolvimento da invenção, resultado da busca prévia de anterioridade realizada pelo proponente, grau de inovação da invenção e aplicabilidade da invenção.

Serão concedidos até cinco serviços de avaliação de patenteabilidade e até cinco serviços de redação do relatório descritivo. Serão selecionadas propostas que atendam aos requisitos de patenteabilidade de invenções, como novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

O Edital nº 15/2016/Proppi será executado em três etapas. A primeira será a avaliação preliminar de mérito das propostas; a segunda a avaliação do potencial de patenteabilidade por empresa especializada e a terceira consiste na redação do relatório descritivo e depósito do pedido de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

As propostas devem ser apresentadas por meio do Edital do Inventor, disponível na página de editais da Proppi. O formulário, devidamente preenchido, deverá ser salvo em formato PDF e enviado ao e-mail inovacao@ifsc.edu.br com o assunto “EDITAL INVENTOR 2016”. Informações detalhadas sobre submissão de propostas estão disponíveis no Edital 15/2016/Proppi.

Dados sobre os Editais do Inventor do IFSC
Nº de editais: 4
Pedidos de patentes já depositados: 13
Câmpus de origem: Florianópolis (7), Araranguá (2), Geraldo Wernighaus (2), Chapecó (1) e Xanxerê (1). Outros quatro pedidos de patente estão sendo redigidos pelas empresas contratadas e ainda não foram depositados.

Cronograma
Lançamento do Edital: 14 de março
Prazo para submissão das propostas: até 23h59 de 11 de abril
Análise das propostas recebidas: 12 e 13 de abril
Divulgação do resultado no site: 14 de abril
Prazo para envio de recursos: até 24h após a divulgação dos resultados
Divulgação do resultado final no site: 18 de abril

Os comenários não estão permitidos.