Câmpus Criciúma ofertará curso para formação de professores da rede municipal

17. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

reuniao smedEm parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Câmpus Criciúma do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) vai abrir um novo curso de formação voltado para os professores da rede pública municipal. Serão 40 vagas, todas gratuitas, para o aperfeiçoamento nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

A previsão é de que as aulas se iniciem no mês de maio. As matrículas devem ocorrer ao longo do mês de abril.

O pedido partiu da Secretaria da Educação, que esteve no IFSC na quinta-feira (10) para uma reunião com professores e direção. Como contrapartida, a secretaria vai fornecer materiais e infraestrutura para a realização das aulas e oficinais durante o curso. As vagas serão viabilizadas por meio de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), a ser coordenado pelo professor Gustavo Berti (Matemática). O Câmpus Criciúma está encaminhando um projeto para aprovação do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do IFSC.

De acordo com a professora Marleide Cardoso, coordenadora do curso de Licenciatura em Química e uma das responsáveis pela articulação da parceria, o curso terá duração de 40 horas, com oito horas de formação geral e 32 horas para disciplinas específicas. “Será um curso aberto a todos os professores, prioritariamente aos da rede pública municipal que trabalham com essas áreas de conhecimento”, explica a professora.

O diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini, destaca que uma das missões do IFSC é atuar na formação de professores, projeto que pode ser ampliado. “Como preconiza a lei de criação dos institutos federais, temos como missão atuar na formação de formadores. Neste contexto, lançamos a licenciatura em Química e passaremos, com este projeto, a atuar na formação de continuada de professores, iniciando pela rede municipal de Criciúma, podendo posteriormente ser ampliada para demais municípios”, afirma.

Participaram da reunião, pelo IFSC, os professores Gustavo Berti, Marleide Cardoso, Naiane Mariano, Lizandra Morini, Bazilício de Andrade Filho, Orlando Netto, Michelle Dutra, Fernando Fraga, Eduardo Ribeiro, Lucas Dominguini, Geóvio Kroth e Gilberto Tonetto.

Tags: