Começa o primeiro curso gratuito de engenharia da região de Jaraguá do Sul

18. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

jgw_aula_magna_eletrica_1Formar profissionais com qualidade e capazes de ajudar no desenvolvimento do país. Esse é um dos principais objetivos do curso de graduação em Engenharia Elétrica, que teve sua aula magna realizada nesta terça-feira (15), no Câmpus Geraldo Werninghaus. O curso é o primeiro gratuito na área de engenharia oferecido na região de Jaraguá do Sul.

Para a coordenadora do curso e uma das responsáveis pela implantação da Engenharia Elétrica, Anna Karolina de Souza Baasch, a nova graduação oferecida pelo câmpus atenderá a uma demanda regional da população e das empresas. “Em 2013 fizemos uma pesquisa de demanda e verificamos que havia necessidade da formação gratuita de engenheiros eletricistas. Agora, com o início da primeira turma, é um sonho que se torna realidade para a comunidade e para os profissionais envolvidos na criação do curso”, destacou.

jgw_aula_magna_eletrica_2Entre os quarenta primeiros calouros do curso está a estudante Ana Carolina Moreira, de 19 anos. Natural de Jaraguá do Sul, ela optou pela graduação em Engenharia Elétrica por afinidade com a área da física. “Gostava dessa matéria desde o ensino médio e, antes da engenharia, eu comecei o curso técnico em Eletrotécnica aqui no IFSC. Gostei e agora pretendo seguir com as duas formações em paralelo”, contou.

A pró-reitora de Extensão e Relações Externas do IFSC, Maria Cláudia Castro, representou a reitora do IFSC no evento e destacou a importância do Instituto Federal para a região. “A nova engenharia vai se somar com os demais cursos técnicos e de graduação oferecidos pelos dois câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul para contribuir com o desenvolvimento regional. Também sou engenheira eletricista e sei do desafio que é cursar uma engenharia, por isso convido os novos estudantes a fazermos um pacto pela conclusão do curso”, disse.

jgw_aula_magna_eletrica_3_celescO presidente da Celesc, Cleverson Siewert, foi o palestrante convidado para ministrar a aula magna do curso. Formado em engenharia civil, ele destacou as diversas possibilidades de atuação de um engenheiro e conversou com os alunos sobre o panorama energético nacional. “Estamos num momento em que precisamos trabalhar com entusiasmo e acreditar na retomada do crescimento em muitas áreas da economia. A área elétrica é essencial e temos que nos adaptar ao novo momento em que crescem a importância da sustentabilidade e a busca por fontes renováveis de energia”, apontou.

jgw_aula_magna_eletrica_4_wegUma das presenças ilustres na primeira aula do curso de Engenharia Elétrica foi a do sr. Werner Ricardo Voigt, um dos fundadores da WEG, que está entre as maiores empresas catarinenses. Ao final da aula, o sr. Werner foi convidado para deixar uma mensagem para os calouros e, em sua fala, lembrou que trabalhou na área de energia elétrica na década de 50. “Hoje a WEG conta hoje com aproximadamente 2,5 mil engenheiros em seu quadro de funcionários, dentre os quais cerca de 500 são engenheiros eletricistas. E eu prefiro os engenheiros eletricistas, pois em poucos anos eles passam a entender de mecânica; mas os mecânicos nunca entendem de elétrica”, brincou. A brincadeira foi também uma homenagem ao amigo Geraldo Werninghaus, que dá nome à unidade do IFSC no bairro Rau e que atuava na área de mecânica.

Além do presidente da Celesc e do fundador da WEG, também estiveram presentes outras autoridades locais como a vereadora Natália Petry, o secretário municipal de Educação, Elson Cardoso, o diretor de Extensão do IFSC, André Dalla Possa, a chefe do Departamento de Administração do Câmpus Jaraguá do Sul, Rejane Graciosa, a secretária da direção-geral do Câmpus Jaraguá do Sul, Vanessa Dal-Ri.

Clique aqui e veja mais fotos da aula magna.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.