Curso técnico em Análises Químicas prepara jovens para o mundo do trabalho

22. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

formatura 2015 2 05-03-2016 119A falta de experiência é a principal barreira para os jovens ingressarem no mundo de trabalho. Por isso, a qualificação profissional por meio dos cursos técnicos é cada vez mais valorizada como diferencial na hora de se conseguir o primeiro emprego. Foi apostando no fortalecimento de uma nova área que o Câmpus Canoinhas ofertou o curso técnico em Análises Químicas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A formatura da turma, realizada no dia 5 de março, apresentou os novos profissionais.

Ofertado pela primeira vez no Câmpus, o curso teve a duração de três semestres e levou em conta o crescimento da demanda por profissionais da área, já que a indústria química está entre os dez maiores setores do mundo e pode abrir 200 mil vagas até 2020.

formatura 2015 2 05-03-2016 123Apaixonada por química e matemática, Simone Carvalho, de 19 anos, viu no curso uma possibilidade de trabalhar na área, um sonho prestes a ser concretizado. É que junto com a formatura veio a possibilidade de trabalhar em um laboratório da cidade. “O curso é muito bom, os professores são capacitados e os laboratórios são excelentes. Aprendi muito e tenho certeza que vou saber aplicar estes conhecimentos na minha profissão”, destaca.

A comemoração de Simone vai além da formatura e da conquista do emprego. A conclusão do curso representou também uma superação pessoal. Com o apoio do marido e da mãe, ela não desistiu de estudar apesar dos obstáculos enfrentadas no último semestre, com a gravidez. Tanto que ela interrompeu a licença-maternidade, após dez dias do nascimento de seu filho, para apresentar o projeto integrador (PI), que é requisito obrigatório para conclusão do curso. “Hoje, só tenho que comemorar”, enaltece a mãe do Emanuel, atualmente com três meses.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.