Câmpus Itajaí inaugura barco escola “Aprendendo com o Mar”

29. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

barco-escola1O Câmpus Itajaí passa a contar com mais uma importante ferramenta pedagógica. É o barco escola “Aprendendo com o Mar” que foi inaugurado no último dia 22 em Itajaí. A embarcação é um catamarã com mais de 12 metros de comprimento que tem capacidade para receber até 30 alunos e que poderá ser utilizada em aulas práticas dos cursos técnicos em Pesca, Recursos Pesqueiros, Aquicultura, para os cursos de qualificação de Pescador Profissional e de Pescador Especializado e da pós-graduação em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino. “Este é um dos únicos barcos escola do Brasil a ser pensado e projetado para ser uma sala de aula. A maior parte das embarcações utilizadas para esse fim são barcos de pesquisa que também são utilizados para aulas. No caso do “Aprendendo com o Mar” é diferente. Ele conta com uma completa infraestrutura para que o aluno tenha uma aula em alto-mar”, explica o professor Benjamim Teixeira, coordenador do Centro de Referência de Navegação e Pesca Marítima do IFSC (CNPMar).

barco_escola2Itajaí conta atualmente com o maior polo pesqueiro do paí e a proposta é que o barco escola venha contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor e da cidade. “Não podemos pensar na formação de um pescador que não pesca e não conhece o mar. O barco escola é fundamental para a formação dos nossos alunos”, explica o diretor-geral do Câmpus Itajaí, Carlos Alberto Souza. Fábio Martins é aluno do curso técnico subsequente em Aquicultura e está bastante entusiasmado com o barco escola. “Com as aulas práticas, nós vamos conseguir aprimorar nosso conhecimento em embarcações, atracações e até mesmo na parte de piscicultura. Agora nós poderemos ir até o mar buscar água e outros organismos marinhos para fazer análise.”

barco_escola_usar_simO barco escola também será utilizado no projeto de educação ambiental ‘Aprendendo com o Mar’ que promove aulas de conscientização ambiental com alunos de escolas públicas de Itajaí e região. “Este barco é uma grande conquista para o IFSC e para Itajaí. É uma emoção muito grande de participar desta inauguração, fazer o primeiro passeio e saber que ele vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas.”

O investimento, de cerca de R$ 500 mil reais, é do Ministério da Pesca e Aquicultura, atualmente Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Nós temos interesse em ampliar a parceria com o IFSC para que possamos trabalhar em prol do desenvolvimento da pesca em todo o país”, afirma Ângela Pimenta Peres, diretora da Escola Nacional de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Confira mais fotos na página do IFSC no Facebook.

Tags: