Conselho Superior e Comissão Própria de Avaliação terão eleições

29. março 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

reuniao_consup1Em reunião extraordinária do Conselho Superior do IFSC (Consup) realizada na segunda-feira (28), foi deflagrado o processo eleitoral para o Conselho Superior (Consup) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). De acordo com o regimento interno do IFSC, o processo eleitoral deve ter início 90 dias antes do término do mandato dos atuais membros, que encerra-se dia 30 de junho de 2016.

O processo eleitoral deve seguir as mesmas regras da última eleição, realizada em 2014. O processo de eleição do Consup e da CPA será feito de forma conjunta, tendo a Comissão Eleitoral formada por servidores da Grande Florianópolis (um por câmpus e Reitoria e um aluno). A Comissão também será responsável por apoiar os alunos na escolha de seus representantes. Para a escolha dos representantes egressos, será lançado edital em jornal de grande circulação no Estado.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider destacou que a eleição será realizada de forma eletrônica. A proposta é que o sistema de eleições Helios também seja usado nas próximas eleições de dirigentes, na Reitoria e nos câmpus.

A CPA é formada por representação de um terço do número de câmpus, destinada aos servidores docentes e técnicos administrativos, sendo o mínimo de dois e o máximo de cinco representantes de cada categoria, eleitos por seus pares. Além da CPA central, os câmpus também possuem suas CPAs locais. A CPA é um órgão autônomo e responsável pela condução do processo de avaliação institucional, tendo como premissa elaborar e executar o projeto de autoavaliação anual do IFSC, encaminhar pareceres para tomadas de decisões, acompanhar avaliações externas como a do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sensibilizar a comunidade sobre o processo de avaliação institucional, socializar seu conhecimento, acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborar relatórios, entre outras atividades.

O Consup é o órgão deliberativo e consultivo máximo do IFSC. É composto por integrantes da comunidade interna (alunos, professores, técnicos administrativos e diretores-gerais dos câmpus), eleitos por seus pares, e de segmentos ligados à educação profissional e tecnológica, tendo o reitor como presidente. Reúne-se a cada dois meses e trata de assuntos relativos a políticas institucionais, orçamento anual, prestação de contas, eleições para reitor e diretores-gerais, entre outros.

Pró-reitoria apresenta Relatório de Gestão ao Conselho Superior

reuniao_consupDurante a reunião do Consup, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) apresentou o Relatório de Gestão 2015, para apreciação dos conselheiros. O documento, com as modificações sugeridas pelo Conselho, será enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Corregedoria Geral da União (CGU) até o prazo final de 31 de março. O documento foi enviado aos conselheiros dia 18, para que pudessem analisar os dados e fazer as sugestões.

A diretora de Gestão do Conhecimento, Silvana Pinheiro e Silva, explicou que o Relatório é uma obrigação anual de parte dos órgãos da administração pública direta e indireta. A cada ano, em torno de 40% dessas instituições são selecionadas para apresentar o relatório de Prestação de Contas, no qual, além de apresentar os dados, a instituição também recebe visita de auditores do TCU. Em 2014 e 2015 o IFSC foi solicitado a apresentar apenas o Relatório de Gestão. “É uma forma de as instituições apresentarem para a sociedade o que de fato fizeram ao longo do exercício com os recursos que lhe foram confiados”, explica. O papel do Consup é avalizar as ações apresentadas no Relatório.

Silvana relatou que alguns acontecimentos dificultaram a conclusão do Relatório, como a transição de gestão na Reitoria, pró-reitorias e nos 19 câmpus que elegeram seus novos diretores. A mudança no sistema E-Contas do TCU – que gerencia postagens de informações das instituições e a greve de cerca de dois meses também afetaram a finalização do Relatório. No caso de alunos concluintes, o número foi reduzido em relação ao Relatório de 2014, pois, devido à greve, grande número de alunos não integralizou a carga horária até 31 de dezembro – data referência para os números do Relatório.

O Relatório de Gestão apresenta os principais indicadores do IFSC, como dotação orçamentária, gastos com investimentos, folha de pagamento e demais despesas; número de servidores, titulação de professores, número de cursos, quantidade de alunos ingressantes, número de alunos matriculados, dados socieconômicos dos alunos, infraestrutura, entre outros dados.

Veja a transmissão completa da reunião do Consup na IFSCTV:

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.