Dia de Campo no distrito de Felipe Schmidt orienta sobre produção e uso de biofertilizantes

29. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

dia de campo distrito fs 5Aumentar e melhorar a produtividade das culturas com respeito ao meio ambiente, produção de alimentos mais saudáveis e autossuficiência da propriedade. Os benefícios do uso de biofertilizantes foram os destaques do Dia de Campo promovido pelo Câmpus Canoinhas no distrito de Felipe Schmidt, no dia 16 de março. Distante cerca de 40 quilômetros da sede do município, o distrito é um dos mais antigos e populosos de Canoinhas, com sua produção rural baseada no grande uso de pesticidas e agrotóxicos.

Durante o dia, os professores de geografia, Joel José de Souza, e de história, Cícero Santiago, e o técnico do laboratório de produção vegetal do Câmpus, Edson Tiago Dresch, trabalharam o tema produção de biofertilizantes como ferramenta de responsabilidade social e ambiental. As atividades envolveram palestra e uma aula prática de como produzir um biofertilizante caseiro. “O objetivo foi demostrar técnicas de produção que eliminam o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos”, explica professor Joel.

dia de campo distrito fs 1O trabalho foi realizado a pedido da comunidade local que participa do curso de formação inicial e continuada (FIC) em Gestão da Propriedade Rural Auxiliada pela Informática e englobou também alunos e funcionários da Escola Básica Municipal Benedito Therézio de Carvalho. Um almoço comunitário temático, com porco à paraguaia, ajudou a integrar os moradores locais.