Semana da Francofonia começa na próxima segunda com programação em dois câmpus e na Reitoria

7. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias, Reitoria

arte_facebookComeça nesta segunda, dia 11, a segunda edição da Semana da Francofonia do IFSC. O evento é uma realização da Coordenadoria de Programas de Qualificação e Certificação em Línguas Estrangeiras da Reitoria e dos câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente, onde acontecerão as atividades. A abertura será às 18h30, no Auditório do Câmpus Florianópolis e terá a participação da Orquestra do IFSC.

“A Semana da Francofonia surgiu a partir do edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que previa que as instituições aprovadas para o edital oferecessem, além do curso de francês, atividades culturais relacionadas ao tema”, explica Ana Machado, uma das integrantes da comissão organizadora. “Na França, costuma-se comemorar o mês da Francofonia. Então, decidimos inventar a semana para que pudéssemos trazer para o IFSC estas culturas, que abrangem também outros países como Canadá, Haiti, Congo, Bélgica, Suíça, entre outros”.

Para a professora Stella Rivello, que coordena as atividades no Câmpus Florianópolis, é importante que os alunos tenham esse conhecimento pois a cultura francesa tem um lugar de destaque na arte e na literatura. “ A Semana da Francofonia é uma oportunidade de abrir horizontes”. Para Stella, saber falar francês, por exemplo, pode ser um diferencial no mercado de trabalho, onde a maior parte dos profissionais falam apenas o inglês. “Quando você escolhe outras abordagens, os caminhos podem ser igualmente bem-sucedidos”.

Entre os destaques da programação, que você pode conferir abaixo, estão a exposição fotográfica, a exibição de filmes, em parceria com o Cineclube Ó lhó lhó (Câmpus Florianópolis) e as palestras dos professores Alexandre Sardá, que fará a relação entre sua tese de doutorado (sobre a sessão das moças no Cine Ritz, em Florianópolis) e um filme francês, e Christian Fernandes, que abordará a presença da cultura francesa na arte brasileira.

Programação
Segunda-feira, 11
14h : Auditório Reitoria
Experiências de Intercâmbio na França com Diogo Martinelli, Julianne Chaves, Maria Cristina Muschitz, Saulo Santana Santos e Prof. Carlos de Mello

18h30 : Auditório Câmpus Florianópolis
Cerimônia de abertura com Coral do IFSC

Hall Câmpus Florianópolis
Exposição fotográfica e apresentações de trabalhos dos alunos do FIC Francês

Terça, dia 12
14h : Sala 09 – Câmpus Continente
Atividade sobre a Francofonia com Profs. Benjamin Teulières e Julianne Chaves

18h30 : Auditório Câmpus Florianópolis
Cinema Francês – Filme “J’ai tué ma mère”, de Xavier Dolan, e debate com Prof. Dr. Alexandre Sardá

Quarta, dia 13
13h30 : Auditório Câmpus Florianópolis
Exibição do Espetáculo “Notre Dame de Paris“ com Stella Rivello

15:40: Palestra “A presença francesa na arte brasileira” com Prof. Cristian Fernandes

18h30 : Auditório Câmpus Florianópolis
Cinema Francês – Filme “Guillaume et les garçons à table!”, de Guillaume Galienne. Participação do Cineclube Ó Lhó lhó

Quinta, dia 14
14h: Sala 09 – Câmpus Continente
Workshop de Meditação em Francês com Véronique Berthier

18h30 : Auditório – Câmpus Florianópolis
Encontro com o Cônsul Honorário da França em Florianópolis Jean-Victor Martin

Sexta, dia 15
19h : Câmpus Continente
Coquetel de encerramento, com apresentação musical (Bárbara Collares, Renata Haeck e Tania Meyer) e declamação de poesia (Michel Berthony)

 

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.