Engenharia de Produção é primeiro curso superior gratuito de Caçador

8. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

imagem_graduacao_cacadorO curso de Engenharia de Produção do IFSC é o primeiro curso superior gratuito, público e presencial de Caçador. Com o objetivo de promover o desenvolvimento regional a partir da formação profissional, conta com o diferencial de ser oferecido no período noturno, possibilitando aos estudantes desenvolver suas atividades profissionais.

O alunos Bruno Nunes da Silva, 24 anos, saiu de Florianópolis para estudar em Caçador. Formado no curso técnico em Mecânica do Câmpus Florianópolis do IFSC, conta que optou por Caçador pelo curso ser noturno. “Em Florianópolis, eu não podia pagar por uma faculdade particular à noite e na UFSC o curso é integral, não poderia trabalhar”, conta. Assim, Bruno transferiu-se para Caçador e agora procura colocação em empresas da região.

Sobre os primeiros meses de aula, Bruno explica que está surpreso com a qualidade do curso. Ele já conhecia o IFSC e diz que os professores têm um nível muito bom. “Não esperava uma estrutura tão boa aqui. Agora estou me adaptando à cidade, a vida no interior é um pouco diferente”, afirma.

A turma é formada por 23 alunos de Caçador, cinco de outras cidades catarinenses e mais quatro de outros estados. Thalya Martins Dias, 18 anos, veio de Belém do Pará para cursar Engenharia da Produção em Caçador. Ela ingressou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Me inscrevi sem esperar nada e passei”, conta. Como passou na segunda chamada, Thalya chegou à cidade para fazer a matrícula e acabou ficando para iniciar o curso. Segundo ela, “o jeito das pessoas aqui é diferente, não encontrei problemas para me adaptar”.

Segundo o coordenador do curso, professor Ricardo Guz, “além de possuir uma ótima estrutura, o sistema de ensino apresenta-se muito bom, por englobar tanto a parte teórica e a prática”. O ingresso é anual, pelo vestibular do IFSC e pelo Sisu, no final do ano. São ofertadas 40 vagas e a duração é de 10 semestres (cinco anos).

Saiba mais sobre o curso:

O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais. Essa área se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. O estudante trabalha com matérias relacionadas à economia, meio ambiente e finanças, entre outras áreas, além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.

Mercado de trabalho:

  • Indústrias do setor produtivo, como de alimentos, mineração, química, siderurgia, automotivo e infraestrutura;

  • Automação da manufatura;

  • Unidades produtoras de matérias primas diversas;

  • Empresas prestadoras de serviços, como comércio, construção civil, transporte aéreo e empresas de serviços básicos, como energia e telecomunicações;

  • Empresas de consultoria e implementação de sistemas de produção;

  • Instituições públicas;

  • Universidades e centros de pesquisa.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.