Projeto Tamar doa guincho de pesca para o Câmpus Itajaí

8. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

projeto tamarO Projeto Tamar de Santa Catarina fez a doação de um guinho para espinhel para o Câmpus Itajaí. O equipamento é utilizado para a pesca de peixe espada, cação, atum e dourado e fará parte das aulas práticas dos cursos técnicos de Recursos Pesqueiros, Aquicultura, Pesca e dos cursos de qualificação profissional de Pescador Profissional e de Pescador Especializado e para a pós-graduação em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino.

“Com a doação, nós auxiliaremos o Projeto Tamar na pesquisa sobre a captura incidental de tartarugas por esta modalidade de pesca. Estima-se que sejam capturadas até 400 tartarugas por dia com guincho de espinhel e a proposta é viabilizar novas formas de pesca que reduzam este impacto”, explica Benjamim Teixeira, coordenador do Centro de Referência em Navegação e Pesca Marítima (CNPMar) do IFSC.

O equipamento também auxiliará na formação dos alunos. “Em Itajaí, nós temos cerca de 60 embarcações com guinchos de espinhel, cada uma delas precisa de cerca de nove pessoas trabalhando embarcadas. No verão, essa frota aumenta e chega a quase 200 embarcações artesanais. Com o guincho de espinhel nós poderemos formar mão de obra para trabalhar com esta modalidade de pesca”, explica o professor.

Os comenários não estão permitidos.