Clube de Astronomia do Câmpus Araranguá inicia atividades em 2016

11. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

clube astronomia1O Clube de Astronomia do Câmpus Araranguá está com uma série de atividades programadas para iniciar os trabalhos em 2016. Nesta semana, a depender das condições climáticas, será realizada uma observação do céu para os calouros do curso de Licenciatura em Física e demais interessados. O Clube de Astronomia é aberto ao público.

“O Clube pensa na inserção de atividades de astronomia nas escolas para estimular a aprendizagem de Física. Como clube, também pensa a astronomia de maneira geral, amadora, despertando o interesse da população sobre o tema e realizando discussões sobre o conhecimento que está sendo produzido na área”, explica o professor Israel dos Santos, que está coordenando as atividades.

clube astronomiaO Clube de Astronomia de Araranguá iniciou as atividades em 2009. Desde então, vem realizando observações astronômicas abertas à comunidade, palestras e visitas a escolas. Uma das marcas é o Campeonato de Lançamento de Foguetes, realizado anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro. Em 2015, o Câmpus Araranguá sediou o quarto Simpósio Catarinense de Astronomia.

Após a primeira atividade de observação do céu, nesta semana ou na próxima, a depender das condições do tempo, o Clube de Astronomia realizará um ciclo de seminários. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, às 13h45, no Laboratório de Práticas do Câmpus Araranguá.

O Clube de Astronomia, explica Israel dos Santos, é aberto a todos os interessados no tema. “O entendimento da astronomia permite a qualquer pessoa interessada a entender como a Física muda nossa concepção do mundo. A maior parte do desenvolvimento da ciência é resultado da observação astronômica”, destaca o professor.

Mais informações sobre o Clube de Astronomia de Araranguá podem ser obtidas na página do grupo no Facebook.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.