Professor e alunos do Câmpus Chapecó participam de livro de fotografias sobre o Contestado

11. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

livro-contUm professor e três alunos do Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tiveram fotos selecionadas para o livro Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra, publicado pela Editora Argos.

O professor Gerson Witte participou como organizador da obra, além de ter fotos publicadas, e os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Luiz Henrique da Rosa Pagliarini, Eduardo Erik Trojan e Analice Tomé, estão presentes no livro como fotógrafos.

luisWitte destaca que o livro mostra a beleza das cidades e paisagens da nossa região, no ano dos 100 anos do fim da Guerra do Contestado, evento de grande importância para a história do Brasil e que ainda possui muito a ser revelado.

A obra contou com lançamentos em diferentes cidades desde o final do ano passado (fotos). O último evento será na próxima quinta-feira (14), em Irani.

Foi neste município – em 1912 era denominado Banhado Grande – onde ocorreu um dos principais conflitos da Guerra do Contestado, que o próprio livro retrata como “o maior conflito social brasileiro, que banhou de sangue o chão da região contestada e deixou um saldo de, aproximadamente, oito mil brasileiros mortos.”

Saiba mais

Na obra estão reunidas imagens fotográficas contemporâneas e históricas com a temática Guerra do Contestado (1912-1916). As imagens contemporâneas foram produzidas por diferentes autores que participaram de um concurso realizado no ano de 2014.

eduardoMais de 300 fotografias foram enviadas, sendo aproximadamente 60 selecionadas para compor a obra. “Isso mostra a importância do trabalho do IFSC também na área cultural, porque três alunos do IFSC tiveram imagens publicadas, tornando uma vitrine e incentivo”, destaca o professor Witte.

O material faz parte de um projeto maior, lançado ainda em 2011*: o Projeto “Contestado: desvendando os 100 anos da guerra”. O projeto é dividido em 12 subprojetos e, entre eles, estava o tema fotografia.

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, a atividade foi executada pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Chapecó (IFSC).

Ainda teve apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Contestado (UNC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Deputado Federal Professor Pedro Uczai e Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani.

mafraComo ter acesso ao livro:
– Na biblioteca do IFSC Chapecó ou das instituições parceiras;
– Com os fotógrafos, pois cada um recebeu três cópias físicas do livro;
– Através deste link é possível fazer o download gratuito no formato epub.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Unochapecó

Os comenários não estão permitidos.