Palestra sobre importação de produtos

14. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Notas

palestra-lagesNo dia 6 de abril os alunos do curso técnico em Agronegócio receberam a visita do engenheiro mecânico Filipe Portal, que é proprietário de uma indústria e importadora de equipamentos mecânicos. Ele veio a convite da professora Joelma Kremer para falar com os alunos na disciplina de Comércio Exterior.

Filipe falou sobre o procedimentos burocráticos necessários para realizar a importação de produtos. “Procurei explicar desde influência do câmbio (dólar) passando por toda a operação de importação, documentação, taxas do importador, até a chegada do produto ao seu destino”, comenta. O empresário, que já esteve quatro vezes na China, desmistificou, também, algumas questões sobre os fabricantes chineses e a cultura do país.

“A vinda de pessoas que atuam no dia-a-dia das empresas, enfrentando os desafios colocados pela burocracia, pela legislação e pelo custo Brasil é fundamental para que os estudantes compreendam mais bem aspectos práticos do mercado de trabalho que nem sempre são abarcados pelas teorias”, comenta a professora Joelma Kremer, professora da disciplina de Comércio Exterior no curso.

Para os alunos, a atividade serviu para prepará-los para o setor, caso queiram seguir por essa linha. “Deu uma ótima noção de como funciona a importação. O que me chamou mais atenção foi o custo com impostos que são cobrados aqui no Brasil. Isso encarece muito os produtos e dificulta esse tipo de comércio”, comenta Diego Schmidt, aluno do segundo módulo de Agronegócio.

Diego ficou surpreso com o exemplo dado pelo palestrante quanto ao transporte. “Ele (Filipe) disse que um container vem da China para o Porto de Itajaí por 300 dólares. De Itajaí a Lages, o custo com o caminhão é de cerca de 2 mil reais”, completa.