Programa Mulheres Sim certifica participantes em Chapecó

25. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

O curso Educação e Gênero do Programa Mulheres Sim entregou os certificados para as participantes, na segunda-feira (25). O evento foi no Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde as mulheres fizeram o curso.

Ao todo, 27 chapecoenses iniciaram as aulas em novembro de 2015. Desde lá, aprenderam mais sobre diversas áreas, como direitos e saúde da Mulher, Língua Portuguesa e artesanato.

Uma das participantes, Ludimir Salete Weber, afirma que o curso foi uma “salvação” para ela. “Além de aprender mais sobre artesanato, a minha autoestima melhorou muito. É importante estar em contato com outras pessoas, fazer amizades, e aprender coisas novas”, conta.

O coordenador do curso, Guilherme Koerich, destaca que a função do curso foi cumprida: “Reservamos esta tarde de certificação também para realizar uma avaliação e entrevista com as participantes. E percebemos que o curso foi útil em várias frentes. Por exemplo, as mulheres conheceram mais sobre seus direitos, sobre a saúde, e também aprenderam artesanato, como opção de geração de renda”.

O Mulheres Sim atende, prioritariamente, mulheres sem escolaridade ou com ensino fundamental incompleto, em situação de vulnerabilidade social, maiores de 18 anos e moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, de forma a complementar o programa Mulheres Mil Pronatec.

O programa é formado por três etapas: a oferta do curso de extensão “Educação e Gênero”, a realização de uma Feira de Economia Solidária e a Avaliação das Egressas. O curso tem carga horária de 80h, sendo 62h compostas por sete disciplinas: Conhecimento histórico-cultural, Saúde da mulher e da família, Ética e cidadania, Linguagens, Informática, Desenvolvimento social e sustentável, e Vivência matemática, e 18h destinadas à geração de renda.

Os comenários não estão permitidos.