Estudantes de Jaraguá do Sul vivenciam a criação de textos jornalísticos

27. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

Escolher o assunto, refletir sobre o que é importante falar, escolher as fontes de informação, pensar na foto e redigir o texto. Essas são algumas das etapas da criação de textos jornalísticos que os alunos da terceira fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul estão vivenciando nas aulas de português da professora Nathalia Camozzato. O primeiro gênero jornalístico trabalhado pelos estudantes foi o do texto de notícia.

jar_noticia_alunos_quadra_fotoSegundo Nathalia, a experiência de produzir textos jornalísticos tem consequências que vão além do treino da escrita e da atenção à norma culta da língua portuguesa. “Nesse processo os estudantes se percebem como indivíduos dentro de uma sociedade mais complexa e aprendem também a lidar com as informações que recebem da mídia, pois começam a entender o processo de produção jornalística”, explica.

Além de notícias, os estudantes também deverão produzir textos de reportagem. “A ideia é juntarmos as produções de texto e montarmos um jornal mural e um jornal virtual, visíveis para alunos e servidores”, conta a professora.

Para o diretor-geral, Jaison da Maia, esse trabalho auxilia também na identificação dos interesses dos estudantes. “As matérias e os eventuais problemas apontados nos textos mostram o envolvimento dos alunos com a instituição e poderão auxiliar na nossa atuação à frente da direção para solucionar as demandas”, afirma.

Clique aqui e confira o texto “Olimpíadas e quadra coberta estão por vir”, escolhido pela turma para ser divulgado aqui no site do Câmpus Jaraguá do Sul. Sobre o tema desta notícia, a direção-geral esclarece que a cobertura da quadra de esportes está entre as prioridades do câmpus, mas que depende de recursos financeiros para realização do projeto e da execução da obra.

Foto: Vinícios Buzzi (estudante do Câmpus Jaraguá do Sul)