“Aproveite os dias felizes e aprenda com os dias tristes”, ressalta monge durante palestra

29. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Eventos, Matérias

“Aproveite os dias felizes e aprenda com os dias tristes para conseguir voltar ao seu centro e se autoconhecer”. Foi com ensinamentos nesta linha que o monge Ácarya Jinanananda Avadhuta palestrou na sexta, 29, para alunos, servidores e comunidade, em comemoração ao Dia do Trabalho, no Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Com o tema “Viver o Agora”, o monge também realizou um trabalho de relaxamento com todos os participantes. “O objetivo é perceber que fazemos parte de um todo e estamos todos interconectados”, explicou em seguida.

Nesta linha, Avadhuta ainda destacou que “nós somos seres em desenvolvimento, não podemos nos autodefnir e dizer que somos assim e pronto.”

Explicando mais a fundo, o monge disse que é fato que nós queremos acertar no nosso dia a dia, mas as vezes erramos. “E quando erramos, precisamos revisar todos os aspectos da vida. Precisamos compreender nossas fortaleças e fraquezas. Precisamos compreender porque e o que nos leva a perder o equilíbrio. Preciso conhecer, pesquisar, me aprofundar em qual é meu ponto fraco, entender minhas reações para conseguir evoluir. Na próxima vez, serei um vitorioso”, explicou.

Ao final da palestra, o monge abriu espaço para perguntas e ainda explicou sobre as diferenças econômicas, geográficas e de cidadania entre a África, onde nasceu, e o Brasil, onde vive.

Quem é Ácarya Jinanananda Avadhuta?

O monge atua no Brasil desde 1999 com desenvolvimento humano e espiritual. O monge nasceu na África e é membro da ONG Proutista Universal e praticante de Tantra Yoga desde 1986. Estudou engenharia na universidade de Kinshasa, na República Democrática do Congo.

Em 1988 foi para Índia e Filipinas para se formar como monge tântrico e fazer um estudo profundo da visão do mundo do tantra yoga abordando a vida socioeconômica, cultural e política numa síntese interdisciplinar dos diferente aspectos  da vida humana como um todo.

Especializou-se nos processos milenares de desenvolvimento humano através do estudo de método de capacitação pessoal, desenvolvendo as potencialidades da mente humana com intuito de participar na edificação de uma sociedade humana, harmoniosa e feliz. Também possui experiência adquirida em 11 anos de trabalho no sudeste da Ásia.