Desafios para a exportação é tema de palestra para o curso de Agronegócio no Câmpus Lages
29. abril 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, MatériasNa última quarta-feira (20) os alunos do curso técnico em Agronegócio receberam mais um convidado na disciplina de Comércio Exterior. Na visita anterior, o assunto foi a importação. Desta vez, a exportação. A atividade foi realizada via videoconferência com o apoio do Centro de Referência em Educação à Distância do IFSC (Cerfead), já que o palestrante reside em Florianópolis.
Rogério Zanetti, proprietário da empresa ZAS Trade Importação e Exportação, conversou com os estudantes acerca do negócio da exportação de produtos. Ele foi ao Cerfead e de lá explicou o funcionamento de sua empresa, que é uma representante de produtos para exportação, das principais características do negócio, suas dificuldades e desafios.
“Muita gente pensa que o dólar alto facilita a exportação. O ideal é que ele se mantenha estável, pois a importação está ligada à exportação. Para enviar os produtos por navio, é necessário que ele esteja no país e isso só acontece com a chegada de outros produtos via importação”, explica.
Segundo Rogério, com a importação em baixa, o frete aumenta, os terminais alfandegários aumentam suas taxas, enfim, a logística encarece para compensar essa baixa. O palestrante trouxe ainda conceitos de empreendedorismo, principalmente quanto ao beneficiamento dos produtos para agregar valor ao negócio, não apenas a venda da matéria-prima bruta. “O mel é um exemplo. Temos aquele considerado o melhor mel do mundo e o exportamos para Europa em tonéis. Lá ele é beneficiado e muitas vezes acaba voltando para ser comercializado no Brasil como importado”, completa.
A ideia, para Rogério, é que as pessoas não se prendam ao conceito de que a importação é um negócio de grandes proporções. É muito comum a importação de pequenas quantidades de produtos já beneficiados.
Para a professora Joelma Kremer, da disciplina de Comércio Exterior, “esse tipo de atividade aproxima os estudantes da realidade do mercado de trabalho e dos desafios a ele inerentes, especialmente para a turma da quarta fase”.