Projeto do Câmpus Garopaba irá implementar hortas orgânicas em escolas

5. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

hortagaropabaAlunos do quinto semestre do curso técnico em Biotecnologia do Câmpus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão implementando uma horta orgânica na Escola Estadual Maria Corrêa Saad. O projeto deve servir de piloto para ações semelhantes em escolas públicas das redes municipal e estadual do município. A ideia é preparar e mobilizar os estudantes para cultivar a horta, cujos produtos devem passar a fazer parte da merenda escolar.

A ação faz parte da unidade curricular de Projeto Integrador II, orientada pelo professor e engenheiro agrônomo Júlio Bragaglia, e deve ser concluída no final deste semestre letivo. As atividades integram teoria e prática, pois os alunos de Biotecnologia prepararão o terreno e farão o plantio enquanto aprendem sobre diversidade, fertilidade e microbiologia do solo.

A fase atual é de criação de minhocário. Na sequência, os alunos farão a adubação do solo e seleção de sementes. As plantas a serem cultivadas são aromáticas e medicinais, como capim limão, hortelã e temperos. Isso se deve à inviabilidade do plantio em larga escala ou utilização de agrotóxicos, importantes no cultivo do tomate, por exemplo, conforme explica o professor Júlio.

O aluno do IFSC, Augustto de Souza, conta que o processo de implementação da horta vai desde a limpeza do local até a apresentação de palestras para os alunos do colégio, em um trabalho de equipe. “Aprender interagindo está sendo positivo, pois é diferente observar do que agir sobre o objeto de estudo”, destaca Augustto.

Os comenários não estão permitidos.