Encontro discute resolução de estágio

6. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Matérias

A Diretoria de Assuntos Estudantis, ligada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está elaborando junto aos câmpus a resolução que irá normatizar o estágio obrigatório e não-obrigatório de alunos dos níveis médio, técnico e superior do IFSC e as ações do instituto enquanto receptor de estagiários. No primeiro encontro do Comitê Gestor de Ações de Estágio, realizado no Auditório da Reitoria em 5 de maio, a minuta do documento foi discutida, após o período de recebimento de propostas.

Para abrir o evento que teve início às 10h, Roberto Von Jelita, procurador federal junto ao instituto, ministrou palestra sobre aspectos legais do estágio. Na exposição, o procurador reforçou a ideia do estágio como complemento da aprendizagem, em interação com o currículo do curso. “O estudante não pode realizar estágios sem conexão com sua área de estudo, sem supervisão ou permanecer ocioso no período de trabalho, isso o desmotiva profissional e moralmente”, defende.

Já na segunda parte do encontro, à tarde, palestra da assessora de Assuntos Estratégicos, Consuelo Aparecida Sielski Santos, e da coordenadora de Assuntos Internacionais, Raquel Martys Cardenuto, tratou de convênios e diretrizes dos estágios no exterior. A área internacional deve ganhar enfoque nesta gestão, com ampliação de cooperação tecnológica, científica e cultural com diferentes países.  “A intenção é de que o instituto esteja inserido na discussão de temas de relevância mundial”, pontua Consuelo.

No que de refere à resolução de estágio em discussão, a diretora de Assuntos Estudantis, Girlane Almeida Bondan, considera positiva a contribuição de cada câmpus. Ela explica que, como há uma pluralidade de áreas de estudo e níveis de formação entre as unidades de ensino do instituto, o diálogo em construção busca padronizar os procedimentos de estágio, atentando para as especificidades das demandas, como é o caso da Saúde e da Licenciatura.

O regimento deve se adequar à lei geral do estágio (Lei 11788/2008) e deve ser concluído ainda no primeiro semestre de 2016. Serão necessários mais dois encontros para concluir os trabalhos. O próximo encontro será realizado em 31 de maio, também na Reitoria.

Os comenários não estão permitidos.