IFSC oferece sete novos cursos no processo seletivo 2016.2

9. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Joinville, Câmpus São Carlos, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

selo_noticia_ingresso20162O IFSC está oferecendo cinco novos cursos técnicos e um de graduação no processo seletivo 2016.2. Os novos cursos são Engenharia Mecânica, em Joinville, técnico subsequente em Qualidade e técnico concomitante em Eletromecânica, em Caçador, técnicos concomitantes em Aquicultura e em Edificações, em São Carlos, técnico subsequente em Vendas, em São Lourenço do Oeste, e técnico concomitante em Eletromecânica, em São Miguel do Oeste (veja abaixo mais detalhes sobre cada curso).

As inscrições podem ser feitas até 23 de maio. Também há vagas para cursos voltados à educação de jovens e adultos, que recebem inscrições até 6 de junho. Ao todo, são 3.395 vagas em 18 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê. Todos os cursos ofertados são totalmente gratuitos.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. As inscrições devem ser feitas no Portal do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet.

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 19 de junho, de manhã para os cursos técnicos subsequentes e à tarde para os cursos integrados e concomitantes. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 26 de junho.

Alguns cursos não necessitam de prova. A seleção dos candidatos será feita por meio de sorteio público ou análise socioeconômica. Por esse motivo, esses cursos também não possuem taxa de inscrição (ver forma de ingresso na descrição das vagas de cada curso acessando o edital no Portal do IFSC).

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 14 de julho, a partir das 18h. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no Portal do IFSC. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

 

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Saiba mais sobre os novos cursos:

Joinville

Engenharia Mecânica – noturno – 40 vagas – prova

 

Caçador

Técnico subsequente em Qualidade – noturno – 40 vagas – sorteio público

Técnico concomitante em Eletromecânica – noturno – 35 vagas – sorteio público

 

São Carlos

Técnico concomitante em Aquicultura – noturno – 40 vagas – sorteio público

Técnico concomitante em Edificações – noturno – 40 vagas – sorteio público

 

São Lourenço do Oeste

Técnico subsequente em Vendas – noturno – 30 vagas – sorteio público

*O curso será oferecido no Centro de Educação Infantil Municipal Mundo Colorido.

 

São Miguel do Oeste

Técnico concomitante em Eletromecânica – noturno – 32 vagas – sorteio público

 

Clique aqui e veja a lista completa de cursos oferecidos nas 18 cidades com cursos disponíveis.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.