Deia publica dados sobre atividades docentes
19. maio 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Matérias, ReitoriaA Diretoria de Estatísticas e Informações Educacionais (Deia), da Pró-Reitoria de Ensino, publicou os Planejamentos e Relatórios Semestrais de Atividades Docentes (PRSAD), obtidos através do Psad-Web, que se referem aos relatórios de 2015/2 e planejamento de 2016/1. Além desses dados, também já se encontra publicado o Psad em Números 2015 que divulga uma síntese de resultados estatísticos da distribuição de carga horária da atividade docente no IFSC, a partir dos dados coletados nos Planejamentos Semestrais de Atividades Docentes (Psad) de 2015/1 e 2015/2.
Os planejamentos e relatórios de cada docente estão agrupados por câmpus. Nos planejamentos podem ser lidas as atividades planejadas, bem como a carga horária destinada a cada uma delas. Nos relatórios, além das atividades e respectivas cargas horárias, há uma descrição de sua realização por parte dos professores. Estão disponíveis, ainda, dois arquivos em formato CSV (planilha eletrônica), com os dados de todos os câmpus, com uma síntese do planejamento 2016/1 e do relatório 2015/2 de cada docente. Esse arquivo pode ser importado para um editor de planinhas e possibilita análises dos dados.
É com base em análises desse tipo de dados que, anualmente, é produzido o PSAD em Números. A edição com base nos dados de 2015, recém-publicada, trata-se da primeira análise na vigência da Resolução nº23/2014/Consup que alterou o regime de distribuição da carga horária de trabalho docente, segundo explica João Henrique Ávila, servidor da Deia.
O Psad é um instrumento criado a partir da Resolução nº13/2008/CD/Cefet-SC. Trata-se de documento de preenchimento obrigatório que objetiva apresentar o planejamento semestral individual dos docentes da instituição. Desde o segundo semestre de 2012, existe o Psad-Web, plataforma pela qual os professores cadastram as atividades planejadas para o semestre. A Deia trabalha na concepção do sistema e tratamento das informações e tem apoio da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC), que dá suporte à manutenção do Psad-Web, e dos docentes e chefes de ensino que alimentam o sistema com os dados e fazem críticas e sugestões para o aperfeiçoamento do processo.