Professora do Câmpus Caçador representa IFSC em seminário sobre imigração

19. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador

A professora Luana de Gusmão Silveira, da área de Letras do Câmpus Caçador, representou o IFSC no III Seminário sobre Diversidade Cultural e Educação, com o tema “Migrações internacionais e Direitos Humanos”. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi realizado em 10 de maio na Biblioteca Mário de Andrade, na capital paulista. Em palestra, ela relatou as iniciativas para integração e formação de imigrantes no instituto que se tornaram referência.

Luana, que leciona Português para alunos estrangeiros nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), apresentou uma reflexão teórica e prática sobre os processos de educação e integração. “Há diversas barreiras no contato com a comunidade local, até mesmo o racismo, por isso promovemos mostras culturais e atividades de aproximação.” Ações de inclusão linguística, laboral e cultural e os cursos de formação inicial e continuada para estrangeiros têm sido realizados em outros câmpus do IFSC (confira na reportagem).

“A língua é um instrumento de poder, tanto para incluir quanto para excluir”, acredita Luana. Os projetos no câmpus, portanto, visam o empoderamento e ampliação de possibilidades profissionais aos imigrantes. A identificação da demanda, busca por alunos e desenvolvimento dos projetos foram feitos em parceria com a arquidiocese Cáritas. As turmas têm perfis e escolaridades diferentes, explica a professora. “Há imigrantes que chegam do Haiti com ensino superior mas aqui só conseguem trabalhar como mão-de-obra na indústria.”