Palestra orienta alunos e servidores sobre gripe H1N1

20. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

A semana foi de sensibilização sobre a gripe H1N1 no Câmpus Joinville. Alunos da terceira fase do curso técnico em Enfermagem, na disciplina da educação em saúde, foram os responsáveis pelas palestras de divulgação das informações que envolvem os cuidados com a doença que já causou 290 mortes só neste ano, conforme Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, com registros até abril de 2016. Depois de São Paulo, Santa Catarina é o segundo estado com maior número de casos.
Além da mobilização para conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias, as palestras também tiveram o objetivo de incentivar as pessoas a participarem da campanha de vacinação, especialmente quem faz parte dos grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas, entre outros.

Divididos em grupos, os futuros técnicos em enfermagem apresentaram dados sobre os subtipos do vírus Influenza, curiosidades sobre o surgimento da doença e etiqueta de prevenção. A apresentação de uma paródia musical sobre os sintomas e uma gincana de perguntas e respostas complementaram as palestras.
“O legal deste trabalho é compartilhar o aprendizado que a gente teve. Agora, esperamos que a informação seja compartilhada com outras pessoas. É assim que se promove a saúde, com prevenção”, destaca o aluno Aluisio Eger.
Dicas de prevenção
1. Lave as mãos com frequência. Superfícies como maçanetas de porta, por exemplo, podem estar contaminadas e as mãos levam os vírus para as mucosas da boca ou dos olhos da pessoa susceptível. Gripe passa, sim, pelas mãos.
2. Ventile os ambientes. Se estiver em transporte público, ônibus, trem ou metrô, abra as janelas. Vale mais sentir frio do que pegar gripe.
3. Evite coçar os olhos ou colocar as mãos na boca.
4. Quando tossir, tape a boca com o antebraço e não com as mãos.
5. Tome mais água que o habitual, coma saudável, durma bem e pratique esportes.