Exposições e apresentações culturais marcaram a Semana de Museus no IFSC

25. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São José, Câmpus Tubarão, Matérias

Na última semana, o IFSC participou da 14ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN). Nos câmpus e na Reitoria, alunos e servidores foram convidados e refletir sobre o tema “Museus e paisagens culturais”. Exposições, apresentações culturais e concurso fotográfico fizeram parte das atividades.

semana_museus_canoinhas_IFSCCom o objetivo de apresentar o conceito de paisagem cultural e incentivar os estudantes a prestarem mais atenção às paisagens regionais, o Centro de Memória, Documentação e Cultura do Câmpus Canoinhas realizou visitas orientadas à exposição “Florianópolis: paisagem da memória”, instalada no Câmpus com curadoria da professora Micheline Barros. As visitas à mostra didática serviram de inspiração para a próxima etapa do projeto. “A partir desta dinâmica, cada educando foi desafiado a produzir um registro fotográfico da paisagem de Canoinhas para compor a exposição Canoinhas: paisagem da memória”, conta o professor Cícero Santigao, representante do câmpus no Centro de Memória do IFSC.

semana_museus_chapecoNo Câmpus Chapecó, a criatividade marcou os trabalhos apresentados pelos alunos do Módulo I do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio durante a Mostra Cultural da Oficina de Integração I. O evento foi organizado pelos professores de Artes, Educação Física, Informática, História e Matemática e fez parte da 14ª Semana dos Museus do IFSC. Os estudantes apresentaram dez trabalhos e uniram a ciência e o cotidiano com a criatividade. Alguns pintaram os rostos e utilizaram vestimentas diferentes, outros grupos produziram jornais e documentários e outros ainda chegaram a produzir peças de cerâmica enquanto apresentavam.

semana_museus_itajai_IFSCDurante a semana, os alunos do Câmpus Itajaí foram desafiados a produzirem pôsteres para divulgar museus do Brasil e do exterior. A atividade interdisciplinar envolveu professores de Artes, Espanhol, Inglês e Português. Também foi realizada uma mesa-redonda para discutir diferentes concepções de museus. Veja mais aqui.

Já o Câmpus Jaraguá do Sul organizou uma exposição de painéis explicativos, no Jaraguá do Sul Park Shopping, sobre a influência (passada e presente) do trem no município, com um espaçop para os visitantes se manifestarem a favor ou contra a permanência da malha ferroviária no centro da cidade.

semana_museus_florianopolis_IFSCNo Câmpus Florianópolis, teve uma exposição de banners e dois painéis com o famoso uniforme “mostardão”, utilizado entre as décadas de 1970 e 1980, em que os visitantes puderam se fotografar. O câmpus recebeu também o o professor aposentado Felipe Acácio Jacques para um bate-papo sobre um episódio conflituoso ocorrido na década de 1980, quando Jacques fez uma greve de fome dentro de uma kombi, que ficou estacionada em frente à instituição (na época, Escola Técnica Federal de Santa Catarina – ETFSC). O ato foi realizado devido à demissão do professor por causa de suas lutas por aberturas políticas democráticas para a escola.

semana_museus_SJ_IFSCDuas rodas de conversa marcaram as atividades do Câmpus São José durante a 14ª Semana de Museus. A primeira roda de conversa foi com o historiador Joi Cletson, que é o organizador da Exposição Ilha Terceira/Ilha de Santa Catarina: Um paralelo etnográfico, que foi exposta no câmpus. O professor Marcos Karaí, da Escola Indígena Guarani Itaty do Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi o convidado para a segunda roda de conversa.  Veja mais aqui.

semana_museus_tubaraoO Câmpus Gaspar promoveu um concurso fotográfico com a temática da semana. As fotos vencedoras serão escolhidas duranta a V Semana do Meio Ambiente do câmpus, que será realizada de 6 a 10 de junho. Professores e alunos do Câmpus Tubarão realizaram uma série de atividades alusivas à Semana de Museus como contação de histórias, música e visitas guiadas ao Museu Willy Zumblick

No hall da Reitoria, durante a semana, foram expostas  imagens cedidas pelo fotógrafo Ruy Machado, que percorreu paisagens que contam a história catarinense. Além das fotografias, havia uma tela reproduzindo um vídeo com as paisagens culturais chanceladas pelo Iphan em Santa Catarina.

#paisagensIFSC

Uma das atividades que mais mobilizou a comunidade acadêmica foi a postagem de fotos nas redes sociais com a hashtag #paisagensIFSC.  A proposta é que as pessoas compartilhassem imagens que façam parte da sua memória e vivência. As fotos participantes desta semana farão parte de uma exposição fotográfica no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI 2016) que será realizado de 13 a 15 de setembro no Câmpus Criciúma.

Clique nos links abaixo para conferir as fotos publicadas nas redes sociais:

Facebook
Instagram

A articuladora estadual do projeto no IFSC, Karla Ferreira Knierim, avalia que a semana de museus, com a temática deste ano, foi bem recebida nos câmpus. “Faço um balanço positivo do que tivemos nas redes sociais com a campanha #paisagensifsc e pelos depoimentos de alunos dos diversos tipos de cursos e modalidades ofertados pelo IFSC sobre a experiência de sair das salas para tal atividade”, comenta. Karla agradece a todos que abraçaram o evento, em especial, aos membros do grupo de trabalho de implantação do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC. “Assim, todos juntos podemos conhecer e tornar visível as mais diferentes paisagens culturais de Santa Catarina”, destaca.

Temática

Para entender a temática deste ano, assista à entrevista feita pela IFSCTV com o especialista em memória e patrimônio cultural, Fernando Romero:

 

 

Tags:

Os comenários não estão permitidos.