Projeto leva astronomia a escolas de Jaraguá do Sul

27. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

jgw_escolas_astronomia1Na última semana, os alunos das escolas estaduais Julius Karsten e Abdon Batista, de Jaraguá do Sul, participaram de atividades nos dois câmpus do IFSC na cidade. Eles conheceram os laboratórios da instituição e fizeram observações astronômicas com o telescópio pertencente ao Câmpus Jaraguá do Sul. Participaram cerca de 80 estudantes do ensino médio.

A primeira atividade ocorreu na noite do dia 16 de maio. Os alunos dos primeiros anos do ensino médio noturno da EEB Julius Karsten visitaram as instalações do Câmpus Jaraguá do Sul, no Centro, e realizaram uma observação astronômica utilizando o telescópio do câmpus. Na sequência, a visita foi aos laboratórios do Câmpus Geraldo Werninghaus, no Rau.

jgw_escolas_astronomia2Na noite do dia 23, segunda-feira, foi a vez dos estudantes do terceiro ano da EEB Abdon Batista. Devido ao horário previsto em que a lua estaria visível no céu, a atividade começou no Câmpus Geraldo Werninghaus e terminou no Câmpus Jaraguá do Sul. Os jovens puderam conhecer a estrutura dos dois câmpus, mas devido a condições climáticas a observação do telescópio foi prejudicada. A intenção é agendar uma nova visita, em noite de céu limpo, para que ocorra a observação.

Durante a visita, os estudantes também receberam lanches e informações sobre os cursos técnicos e de graduação oferecidos pelos IFSC. As ações fizeram parte do projeto de extensão “Astronomia nas Escolas”, coordenado pelo professor Joel Stryhalski, que tem o objetivo de aproximar os estudantes das escolas da rede estadual de Jaraguá do Sul e o Instituto Federal, oferecendo conhecimentos nas áreas de física e astronomia, além de promover atividades pedagógicas diferenciadas.

Tags: ,