Olimpíadas estimulam estudo de matemática no Câmpus Joinville

31. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

obmep_2016_chapecoApaixonados por matemática, preparem-se! No mês de junho, começam as duas olimpíadas científicas mais importantes da área: a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e a 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que têm como objetivos estimular o estudo de matemática, encontrar talentos e contribuir para a melhoria do ensino da matéria no país, além de selecionar estudantes para representar o Brasil em competições internacionais. A primeira fase da Obmep acontece no dia 7 e a prova da primeira fase da OBM será aplicada no dia 17.

A Obmep é realizada em duas fases e reúne alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas de todo país. Na primeira fase, provas compostas de vinte questões objetivas são aplicadas nas próprias escolas inscritas. Os alunos com melhor pontuação são classificados para a segunda fase, composta por uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. A segunda fase será no dia 10 de setembro.

No ano passado, estudantes de seis câmpus do IFSC conquistaram 19 medalhas na 11ª edição da Obmep, realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Foram uma medalha de ouro, seis de prata e 12 de bronze, recebidas por alunos dos câmpus Florianópolis, Joinville, Gaspar, Criciúma, Jaraguá do Sul e Chapecó.

Já a OBM é aberta a estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas. A olimpíada tem três fases: a primeira etapa será no dia 17 de junho, a segunda em 16 de setembro e a terceira nos dias 22 e 23 de outubro. Para o nível universitário são duas fases, aplicadas nos mesmos dias da segunda e terceira etapas.

Câmpus Joinville

obmep_2016_chapeco2O Câmpus Joinville tem um histórico de premiações em todas as fases das olimpíadas. Na Obmep do ano passado, alunos do Câmpus Joinville conquistaram seis medalhas – duas de prata e quatro de bronze – e 17 menções honrosas.

Na edição anterior da Obmep, o então aluno Fernando Lapa (agora já formado técnico em Eletroeletrônica) recebeu medalha de ouro nacional. Ele obteve a melhor pontuação entre os alunos de ensino médio de todo o estado de Santa Catarina. O professor Paulo Amaro Velloso dos Santos também foi premiado. A entrega da premiação aconteceu em julho do ano passado. Este ano, quem está coordenando a aplicação das provas é a professora Joana Steil.

Tags: ,