Estudante do Câmpus Jaraguá é campeão sul-brasileiro de xadrez

3. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jar_xadrez_campeao_andre1O xadrez entrou na vida dele aos cinco anos de idade e, aos 15 anos, ele já coleciona mais de cem medalhas e troféus em competições locais, estaduais e regionais como enxadrista – nome dado ao jogador de xadrez. André Jordí Volkmann, que está na segunda fase do curso técnico integrado em Química, tem acumulado premiações e no último mês adicionou à sua coleção o primeiro lugar no Campeonato Sul-Brasileiro Escolar de Xadrez na categoria “Ensino Médio Masculino”. O evento foi realizado em Otacílio Costa (SC) e, agora, o estudante se prepara para participar da etapa nacional, marcada para setembro em Poços de Caldas (MG).

jar_xadrez_campeao_andre2André se aproximou da modalidade devido ao incentivo da escola em que estudava e, há nove anos, não parou de praticar. “Minha família me apoia bastante, apesar de eu ser o único da família que joga com esta intensidade”, diz.

Para se preparar para as competições, o aluno do IFSC treina três vezes por semana na Fundação Municipal de Esportes de Jaraguá do Sul. “Graças a esta dedicação já conquistei medalhas de ouro em campeonatos como Olimpíada Estudantil Catarinense [Olesc], em 2014, e numa edição anterior do próprio sul-brasileiro escolar, em 2013”, conta.

jar_xadrez_campeao_andre3Apesar das vitórias, André não pensa em se tornar um enxadrista profissional. “Gosto de jogar, mas não quero ser profissional. Por enquanto eu aproveito os benefícios do xadrez, como a ajuda que ele dá no raciocínio lógico e nas aulas de matemática”, afirma.

Fotos do campeonato: redes sociais

Tags: