IFSC passa por processo de recredenciamento da EaD

3. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Nesta semana, três avaliadores do Ministério da Educação, indicados pelo Inep, estiveram no IFSC para avaliação institucional externa que faz parte do processo de recredenciamento da Educação a Distância ofertada pela instituição. Esta é a primeira avaliação da EaD do Instituto desde a lei nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O processo é uma exigência legal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), assim como já ocorrem as avaliações de cursos.

O procurador educacional institucional, Dorival Menegaz Nandi, explica que o processo possui várias etapas. Primeiro, o IFSC solicita o recredenciamento e preenche diversos dados sobre a  instituição no sistema. “Este preenchimento foi feito por todas as pró-reitorias”, conta Nandi. Depois de analisarem os documentos, os avaliadores externos do MEC visitam a instituição para fazer uma avaliação in loco. No caso do IFSC, os três avaliadores estiveram no Instituto de segunda a quarta, onde visitaram a Reitoria, os câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente e o Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead). Eles conversaram com grupos de gestores, docentes, tutores, técnicos administrativos e alunos ligados à EaD e dentro de um mês devem enviar a avaliação final.

“No resultado, os avaliadores apontam os pontos fortes e as fragilidades e dão um conceito de 1 a 5”, explica Nandi. Para poder receber o recredenciamento, a instituição precisa atingir um conceito acima de 3. Como o IFSC nunca foi avaliado, ainda não possui um conceito. “Nossa expectativa é ter um conceito positivo”, declara o procurador.

Nandi enfatiza a importância deste processo. “Um fator positivo de toda avaliação é que um olhar externo nos ajuda a melhorarmos e, desde que começamos a ofertar cursos e sermos avaliarmos, estamos crescendo e melhorando sempre”, ressalta. “Aliás, gostaria de agradecer ao apoio recebido das pró-reitorias e outros colaboradores em nome da Procuradoria Educacional Institucional que nos ajudaram durante todo o processo e agora vamos aguardar o resultado da avaliação”, finaliza Nandi.

Tags: , ,