Luta por direitos das pessoas com deficiência é tema de palestra no Câmpus Criciúma
3. junho 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias
Estudantes dos cursos técnicos integrados e concomitante do Câmpus Criciúma do IFSC tiveram dois dias de uma conversa produtiva sobre educação inclusiva e a luta por direitos das pessoas com deficiência. A psicóloga Karla Garcia Luz, servidora do Câmpus Urupema, realizou duas palestras sobre o tema na segunda-feira, dia 30, e na terça, 31.
Karla é especialista em Educação Especial, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC. No Câmpus Urupema, atua como Coordenadora Pedagógica e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).
Ela esteve no Câmpus Criciúma a convite do Napne local, integrado pelos servidores Gilberto Tonetto, Cibele Teixeira, Giovana Milaneze, Gisele Cardoso, Graziele Fermo, Julia Clasen, Matheus Bocardi, Priscila Milaneze e Thayse Gonçalves. “A proposta da conversa é desmistificar as questões sobre a deficiência e ajudar os alunos a tratarem melhor os colegas e a se aceitarem melhor”, disse Matheus na abertura da conversa nesta terça-feira.
Karla apresentou o histórico e os conceitos dos estudos sobre deficiência e abordou questões presentes no dia a dia. “O respeito começa pelo nome certo a que chamamos as pessoas. Não é só uma palavra, um nome traz todo um significado”, disse Karla, ao explicar que a terminologia aceita atualmente é “pessoas com deficiência”.
A psicóloga destacou também que a luta por direitos das pessoas com deficiência é recente e ainda há muito por avançar. “É importante termos em mente que este é o primeiro momento da história que as pessoas com deficiência são vistas como pessoas. O movimento pela inclusão é muito recente”, afirmou.
A palestra aconteceu em dois momentos. Na segunda, Karla conversou com as turmas Mecatrônica I matutino, Mecatrônica II vespertino, Química I vespertino, Mecatrônica II vespertino e Edificações concomitante. Na terça, a conversa foi com as turmas de Edificações II matutino e vespertino, Mecatrônica II matutino, Edificações III vespertino e Edificações I matutino.
Karla aprovou a participação dos alunos, que demonstraram interesse e curiosidade pelo assunto. “Saí bem contente da conversa porque muitos alunos fizeram perguntas ricas, que nunca haviam me feito”, destacou.


Página no Facebook
Perfil no Instagram
Perfil no Twitter
Página no Linked-In
Canal no Youtube